Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLavor, João Ferreira de-
dc.contributor.authorPires, Otávio Silva-
dc.date.accessioned2017-08-17T13:40:35Z-
dc.date.available2017-08-17T13:40:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPIRES, Otávio Silva. Avaliando a utilização do facebook como ferramenta de marketing para novos empreendimentos na área de tecnologia da informação. 2017. TCC (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24765-
dc.description.abstractDigital marketing has increasingly become the main choice for companies to carry out their campaigns. Among the various ways of applying digital marketing, the use of Facebook Pages has proven to be the most popular among businesses and users, presenting the largest traffic flows today. Within this context, this work identified the best ways to use Facebook Pages as an instrument of marketing and communication campaigns by companies and compiled them into a framework using the Business Model Canvas as the basis of planning. In order to compare the suggestions of the framework proposed by this work with the strategies that are currently being applied within companies, IT service providers were selected in the “sertão central” region of Ceará state to answer an online questionnaire. The results of the responses were compared with the proposed framework and it was observed that most companies present a basic level of knowledge and the application of digital marketing techniques among Facebook Pages, which is not enough for a competitive positioning in the market, compromising the performance of participating companies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.titleAvaliando a utilização do facebook como ferramenta de marketing para novos empreendimentos na área de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorLima, Alberto Sampaio-
dc.description.abstract-ptbrO marketing digital vem se tornando a cada dia, a principal escolha dos gestores das empresas para realização de suas campanhas. Dentre as diversas maneiras de aplicação do marketing digital, o uso das Páginas da rede social Facebook tem se mostrado como o mais popular entre empresas e usuários, apresentando os maiores fluxos de tráfego atualmente. Dentro deste contexto, este trabalho identificou as melhores maneiras de utilização das Páginas de Facebook como instrumento de campanhas de marketing e comunicação por empresas e os compilou em um framework utiliza o Quadro de Modelo de Negócios como base de planejamento. Com o intuito de comparar as sugestões do framework proposto por este trabalho com as estratégias que estão sendo aplicadas atualmente dentro de empresas, foram selecionados empreendimentos prestadores de serviços de TI atuantes na região do sertão central cearense para responder um questionário online. Os resultados das respostas foram comparados com o framework proposto e se observou que a maioria das empresas apresenta um nível básico de conhecimento e sobre a aplicação de técnicas de marketing digital dentre das Páginas do Facebook, o que não é o suficiente para um posicionamento competitivo no mercado, comprometendo a performance das empresas participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_ospires.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.