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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Emanuel Freitas da-
dc.contributor.authorLima, Ana Paula dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-17T12:48:17Z-
dc.date.available2017-08-17T12:48:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSilva, E. F.; Lima, A. P. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24759-
dc.descriptionSILVA, Emanuel Freitas da; LIMA, Ana Paula dos Santos. Alguns temas pedagógicos na obra de Gilberto Freyre. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 753-770.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectReforma Carneiro Leãopt_BR
dc.subjectEscola Normal do Recifept_BR
dc.subjectObra de Gilberto Freyrept_BR
dc.subjectCampo educacionalpt_BR
dc.titleAlguns temas pedagógicos na obra de Gilberto Freyrept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta as conclusões de um estudo realizado no âmbito da pós-graduação e que trata de algumas questões postas sobre a educação brasileira na obra do pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987). Sociólogo, antropólogo, historiador, literato, escritor, jornalista: a imensa produção bibliográfica do autor não deixa duvidas acerca do vasto campo de estudos que comporta; e é assim que destacamos, neste espaço, algumas reflexões no campo educacional. Sabemos que, após a publicação de Casa Grande & Senzala, em 1933 — considerada por alguns como um “terremoto” na intelectualidade brasileira (LARRETA & GIUCCI, 2000) — Freyre criou condições institucionais, sociais e intelectuais eficazes para manter-se como um escritor — bem mais do que um professor — obstinado a legitimar sua carreira a partir da interpretação que sua obra apresenta sobre o Brasil: uma terra híbrida, alegre, a maior “contribuição dos portugueses para o novo mundo” (FREYRE, 2003). Assim, falar da grandiosidade e da importância da obra de Freyre seria, sem dúvida, “chover em um solo molhado”. Por isso é que nos cabe, aqui, apontar elementos de reflexão acerca da realidade educacional brasileira. Para tanto, optamos por tratar da experiência de Freyre à frente da Escola Normal do Recife, onde lecionou Sociologia e alguns textos em que tece considerações sobre o lazer, a questão do regionalismo e a situação do professor no país. [...]pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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