Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Emanuel Freitas da | - |
dc.contributor.author | Lima, Ana Paula dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-17T12:48:17Z | - |
dc.date.available | 2017-08-17T12:48:17Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Silva, E. F.; Lima, A. P. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260167 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24759 | - |
dc.description | SILVA, Emanuel Freitas da; LIMA, Ana Paula dos Santos. Alguns temas pedagógicos na obra de Gilberto Freyre. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 753-770. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) | pt_BR |
dc.subject | Reforma Carneiro Leão | pt_BR |
dc.subject | Escola Normal do Recife | pt_BR |
dc.subject | Obra de Gilberto Freyre | pt_BR |
dc.subject | Campo educacional | pt_BR |
dc.title | Alguns temas pedagógicos na obra de Gilberto Freyre | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo apresenta as conclusões de um estudo realizado no âmbito da pós-graduação e que trata de algumas questões postas sobre a educação brasileira na obra do pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987). Sociólogo, antropólogo, historiador, literato, escritor, jornalista: a imensa produção bibliográfica do autor não deixa duvidas acerca do vasto campo de estudos que comporta; e é assim que destacamos, neste espaço, algumas reflexões no campo educacional. Sabemos que, após a publicação de Casa Grande & Senzala, em 1933 — considerada por alguns como um “terremoto” na intelectualidade brasileira (LARRETA & GIUCCI, 2000) — Freyre criou condições institucionais, sociais e intelectuais eficazes para manter-se como um escritor — bem mais do que um professor — obstinado a legitimar sua carreira a partir da interpretação que sua obra apresenta sobre o Brasil: uma terra híbrida, alegre, a maior “contribuição dos portugueses para o novo mundo” (FREYRE, 2003). Assim, falar da grandiosidade e da importância da obra de Freyre seria, sem dúvida, “chover em um solo molhado”. Por isso é que nos cabe, aqui, apontar elementos de reflexão acerca da realidade educacional brasileira. Para tanto, optamos por tratar da experiência de Freyre à frente da Escola Normal do Recife, onde lecionou Sociologia e alguns textos em que tece considerações sobre o lazer, a questão do regionalismo e a situação do professor no país. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_efdasilva.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.