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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorBraz, Brendo Colaço Bomfim-
dc.date.accessioned2017-08-16T19:25:11Z-
dc.date.available2017-08-16T19:25:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRAZ, Brendo Colaço Bomfim. Desenvolvimento de um jogo para exercitar a coordenação motora da escrita em crianças. 2017. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24734-
dc.description.abstractIt is well-known that the present generations have a great facility of manipulating electronic devices and that the conventional methods for the teaching and practice of writing can be tedious. This work proposes a game that at the same time entertains the player, helps in the practice of writing and also shows the letters that the players had more difficulty completing. For the development of the game was used the game engine Unity 3D and the C # programming language with Visual Studio. In order to evaluate the game, two questionnaires were applied, one for the students who played and another for the teacher who was present and assisted at the moment of the application with Analytics of Unity 3D to collect the data of the errors and to discover which were the letters with the errors more frequently. The results obtained by this evaluation were positive and show that the game can be a training partner and a learning facilitator.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos - telefonia celularpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicos - uso na educaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo para exercitar a coordenação motora da escrita em criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrSabe-se que as atuais gerações possuem uma grande facilidade de manipular dispositivos eletrônicos e que os métodos convencionais para o ensino e prática da escrita podem ser entediantes. Este trabalho propõe um jogo que ao mesmo tempo que entretém o jogador, auxilia na prática da escrita e que também mostra as letras que os jogadores tiveram mais dificuldade em completar. Para o desenvolvimento do jogo foi utilizado a game engine Unity 3D e a linguagem de programação C# com o Visual Studio. Para avaliar o jogo foi aplicado dois questionários, um para os alunos que jogaram e outra para a professora que estava presente e auxiliou no momento da aplicação junto ao Analytics da Unity 3D para coletar os dados dos erros e descobrir quais eram as letras com os erros mais frequentes. Os resultados obtidos por esta avaliação foram positivos e mostram que o jogo pode ser um companheiro de treino e um facilitador do aprendizado.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

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