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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Críston Pereira de | - |
dc.contributor.author | Dantas, Ana Paula dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-16T17:17:40Z | - |
dc.date.available | 2017-08-16T17:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Ana Paula dos Santos. Modelos de programação linear inteira para o problema de programação de tripulação. 2017. TCC (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24733 | - |
dc.description.abstract | In this study, we propose adaptations to the model shown in Nunes (2015), so that this model creates workshift allocations considering all lines operated by the company. It was made an analysis on the execution time and on the quality of the solution given by the model without some of the restrictions, and comparing it to the same model with an initial feasible solution obtained by a Constraint Programming developed in SOUZA (2016). We recognize the necessity to work individually on each of the subproblems: Tasks Determination Problem (TDP) and Workshift Allocation Problem (WAP). Threfore, the model presented on Nunes (2015) was divided in two, the model for the TDP is used to create the tasks that will be allocated on the second part, WAP. To improve the TDP model, we developed two heuristics to reduce the size of the instances and provide the model with an initial feasible solution. These heuristics were able to improve the TDP model. The WAP model due to the separation and the modeling decisions, and thus, presented good results. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Otimização combinatória | pt_BR |
dc.subject | Programação inteira | pt_BR |
dc.subject | Programação (Matemática) | pt_BR |
dc.title | Modelos de programação linear inteira para o problema de programação de tripulação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, propomos mudanças para o modelo apresentado em Nunes (2015), de modo a conseguir uma alocação de viagens quando consideramos todas as linhas da empresa de uma só vez. Foi feita uma análise do tempo de execução e da qualidade da solução do modelo de Nunes (2015) sem a inclusão de algumas restrições, comparando-a com o modelo quando é incluída uma solução viável inicial obtida por um modelo de Programação por Restrições desenvolvido em SOUZA (2016). Percebemos a necessidade de trabalhar individualmente as suas subdivisões do problema: Problema de Determinação de Tarefas (PDT) e Problema de Alocação de Escalas (PAE). Assim, o modelo de Nunes (2015) foi divido em dois, o modelo para o PDT é usado para criar tarefas, que são alocadas pela segunda parte, PAE. Para melhorar o PDT, foram desenvolvidas algumas heurísticas, com o intuito de diminuir o tamanho das entradas e para fornecer uma solução viável inicial ao modelo. Essas heurísticas conseguiram melhorar consideravelmente os resultados do modelo PDT. Por sua vez, o modelo PAE, que ficou mais simples devido a separação e às novas decisões de modelagem, apresentou bons resultados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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