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Tipo: Artigo de Evento
Título: A supremacia da prova na avaliação da aprendizagem no ensino a distância
Autor(es): Maia, Alberto Filho Maciel
Aráujo, Helena de Lima Marinho Rodrigues
Carvalho, Wirla Risany Lima
Oliveira, José Valmir Guimarães de
Palavras-chave: Avaliação do ensino-aprendizagem;Educação a Distância;Avaliação Escolar;Tecnologia Educacional
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: MAIA, Alberto Filho Maciel; ARÁUJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues; CARVALHO, Wirla Risany Lima; OLIVEIRA, José Valmir Guimarães. A supremacia da prova na avaliação da aprendizagem no ensino a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1511-1532.
Resumo: Passados mais de quinze anos da vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, que destaca em seu artigo 80 o compromisso da União em incentivar o ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, constatamos o crescimento no número de instituições promotoras de cursos nessa modalidade de ensino com grande quantidade de alunos matriculados, significando uma retomada da Educação a Distância e uma nova e significativa etapa em sua história no Brasil. Nesse sentido, este artigo pretende analisar aspectos da avaliação do ensino-aprendizagem e da metodologia pedagógica na Educação a Distância, destacando a relevância da prova como um dos instrumentos/tipos de avaliação mais utilizados no ensino a distância. Esta análise tem como referência os dados das pesquisas da Associação Brasileira de Educação a Distância contidas nas publicações do Censo EaD – Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil relativo aos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter documental. Como referências teóricas, utilizamos estudos de Alves (2009), Hadji (2001), Lima Junior e Alves (2006), Litto (2009), Luckesi (1995, 2011), Moran (2008) e Perrenoud (1999). Consideramos que a supremacia da prova, entre os tipos de avaliação de aprendizagem, advém dos dispositivos da legislação que normatiza as práticas de EaD e da herança da cultura escolar da avaliação da aprendizagem. Consideramos ainda que as práticas de avaliação de ensino-aprendizagem e de metodologias pedagógicas, como práticas multifacetadas, requerem cuidados em relação aos seus aspectos cruciais, no sentido de torná-las adequadas às inovações pedagógicas que o ensino a distância potencializa.
Resumen: Más de quince años después de la promulgación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional nº 9.394/96, que destaca en su artículo 80 el compromiso de la Unión para fomentar la Educación a Distancia, en todos los niveles y modos de enseñanza, vemos el crecimiento en el número de cursos que promueven las instituciones en este tipo de enseñanza, con una gran cantidad de estudiantes matriculados, lo que significa una reanudación de la Educación a Distancia y una nueva etapa importante en su historia en Brasil. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo analizar los aspectos de la evaluación de la enseñanza y el aprendizaje y la metodología de enseñanza en la Educación a Distancia (EaD), destacando la relevancia de la evidencia como una de las herramientas/tipos de evaluación más utilizados en la enseñanza a distancia. Este análisis hace referencia a los datos de la encuesta de la Asociación Brasileña de Educación a Distancia contenidos en las publicaciones Censo EaD – Informe Analítico de Educación a Distancia en Brasil para los años 2009, 2010, 2011 y 2012. Por lo tanto, se trata de un estudio de investigación documental. Se utilizó como referencias teóricas Alves (2009), Hadji (2001), Lima Junior y Alves (2006), Litto (2009), Luckesi (1995, 2011), Moran (2008) y Perrenoud (1999). Creemos que la supremacía de la prueba, entre los tipos de evaluación del aprendizaje, proviene de la legislación que regula las prácticas de Educación a Distancia y del patrimonio de la cultura escolar de evaluación del aprendizaje. También creemos que las prácticas de evaluación de la enseñanza y del aprendizaje y de metodologías pedagógicas, como prácticas multifacéticas, requieren cuidado relacionados a sus aspectos cruciales, con el fin de que sean adecuadas a las innovaciones pedagógicas que la Educación a Distancia potencializa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24709
ISBN: 9788581260907
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