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dc.contributor.authorMatos, Ana Paula Pequeno-
dc.contributor.authorSilva Neta, Maria de Lourdes da-
dc.date.accessioned2017-08-16T10:16:19Z-
dc.date.available2017-08-16T10:16:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMatos, A. P. P.; Silva Neta, M. L. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24703-
dc.descriptionMATOS, Ana Paula Pequeno; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. A gestão da sala de aula no contexto das avaliações externas: os desafios dos professores de Matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1748-1766.pt_BR
dc.description.abstractEducational large-scale assessments were consolidated in Brazil in the 90s started to be used in measuring the quality of education. So evaluate is part of the process of learning mediation to infer acquisitions and the mode of reasoning of each student, so that the teacher can help you to progress cognitively and from this diagnosis apply appropriate actions. This case study aims to analyze the use of SPAECE-East results in classroom management of the first year of high school at a school in the state of Ceará network in the city of Fortaleza, being of exploratory and qualitative nature. Data collection was carried out with the direct observation of mathematics teachers, selected according to the capacity criteria in as many targeted research groups. Also graduated discussion group composed of one student from each class drawn, according to the technique established by Ressel (2008) and Bardin (2009). In addition to semi-structured interviews with four math teachers of the classes studied, according to the methodology explained by Alves; Silva (1992). It was found that the external evaluations of policies have contributed to the diagnosis of school reality, but are far from promoting meaningful learning it proposes. Therefore, it is necessary greater investment in teacher education, the adoption of public policies aimed at high school and curriculum reform so that public schools offer a quality learning, explicit in the Brazilian constitution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectGestão da sala de aulapt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectRendimento estudantilpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.titleA gestão da sala de aula no contexto das avaliações externas: os desafios dos professores de Matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs avaliações educacionais em larga escala se consolidaram, no Brasil, na década de 90, passando a ser utilizadas na métrica da qualidade educacional. Assim, avaliar é parte do processo de mediação da aprendizagem quando infere as aquisições e o modo de raciocínio de cada aluno, de tal forma que o professor possa ajudá-lo a progredir cognitivamente e, a partir deste diagnóstico, aplicar ações apropriadas. Este estudo de caso, de natureza exploratória e qualitativa, tem por objetivo analisar a utilização dos resultados do SPAECE – Médio, na gestão de sala de aula da primeira série do ensino médio em uma escola da rede estadual do Ceará, no município de Fortaleza. A coleta de dados foi realizada com a observação direta dos professores de Matemática, selecionados segundo o critério de lotação na maior quantidade de turmas alvo da pesquisa. Também formou-se grupo de discussão composto por 1 estudante sorteado de cada turma, segundo a técnica estabelecida por Ressel (2008) e Bardin (2009), além de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de matemática das turmas em estudo, segundo metodologia explicitada por Alves; Silva (1992). Constatou-se que as políticas de avaliações externas têm contribuído para o diagnóstico da realidade escolar, mas estão longe de promover a aprendizagem significativa a que se propõe. Para tanto, tornam-se necessários maiores investimentos na formação do professor, a adoção de políticas públicas voltadas para o Ensino Médio e a reforma curricular, para que a escola pública ofereça a aprendizagem de qualidade, explicitada na constituição brasileira.pt_BR
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