Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24698
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uso da avaliação escrita: análise da estrutura das provas de Biologia nas turmas de 2º ano em uma escola estadual da rede pública do Ceará
Autor(es): Nascimento, Ageu Ribeiro do
Souza, Osmalene Mayara
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge
Palavras-chave: Avaliação;Estrutura organizacional;Rendimento dos discentes;Organizational structure
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: NASCIMENTO, Ageu Ribeiro do; SOUZA, Osmalene Mayara; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo; BENEVIDES, Jorgeana de Almeida Jorge. Uso da avaliação escrita: análise da estrutura das provas de Biologia nas turmas de 2º ano em uma escola estadual da rede pública do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 970-981.
Resumo: Avaliação é um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmos e dos seus melhores modos de ser na vida. Comumente, durante o processo avaliativo, são múltiplas as possibilidades que um professor tem para analisar a aprendizagem dos discentes. Nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará há uma preferência pela utilização de avaliações escritas de caráter objetivo. Porém é necessário averiguar de que forma a estrutura das avaliações utilizadas influenciam o rendimento dos estudantes. Diante disso, o objetivo desse estudo é verificar se a estrutura das questões abordadas influencia de modo significativo o índice de rendimento dos discentes. Este trabalho é uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, que teve uma amostragem intencional, tendo como instrumento as avaliações e os índices de rendimento obtidos entre os anos de 2009 a 2014. Observou se, nas provas analisadas, que quando eram compostas por uma maior variedade de gêneros textuais, os discentes obtinham um maior índice de rendimento. Conclui-se que as avaliações influenciam de modo significativo o rendimento dos discentes. Palavras-chave: Avaliação. Estrutura organizacional. Rendimento dos discentes.
Abstract: Assessment is a useful and necessary pedagogical resource to help each teacher and each student in the search and construction of themselves and of the best ways to be in life. Commonly during evaluation process there are multiple possibilities that a teacher has to analyze the learning of students. At the public high schools in Ceará state there is a preference for the use of written evaluations of objective character. But it is necessary to ascertain the way the structure of assessments used influenced student’s performance. Thus, the aim of this study is to check whether the structure of the issues influences significantly the income index of students. This work is an exploratory research of type study case, which had an intentional sample having as instrument the evaluations and efficiency rate obtained among the years 2009 to 2014. It was observed in the analyzed assessments that when it had a greater variety of genres, the students obtained a higher yield rate. It is concluded that the assessments influence the student’s performance significantly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24698
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_arnascimento.pdf456,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.