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dc.contributor.authorCarvalho, Débora Aldyane Barbosa-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorBraga, Adriana Eufrásio-
dc.contributor.authorRodrigues, Lídia Azevedo de Menezes-
dc.date.accessioned2017-08-14T13:47:42Z-
dc.date.available2017-08-14T13:47:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCARVALHO, Débora Aldyane Barbosa; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BRAGA Adriana Eufrásio; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes. Repercussão de resultados da avaliação externa na prática pedagógica mediante percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 462-478.pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24690-
dc.description.abstractThis paper is a piece of a masters dissertation addressing the results of a study in the city of Jaguaruana (SADEJ), based on the educational evaluation system applied in public elementary schools between 2011 and 2012. It aims to evaluate the importance of monatering the quality of education through the use of external evaluation results based on the indicators measured by SAJED, paying attention to the teachings practice by the teachers’ perspective of view. It was based on authors such as Vianna (2000), Depresbiteris (1989), Cerminaro (2010). It was considered the impact of the results in the school setting discussing the possibilities of intervention in the teachings practice searching for educational quality monitoring the results in accordance with learning management, emphasizing the contributions of the process developed to improve the indicators performance required by IDEB and Prova Brazil. This paper was based on a qualitative methodology. The field test was applied in public schools of Jaguaruana City – Ceará. To collect the information we used semi-structured questionnaires and the indicators obtained from IDEB and Prova Brazil since 2009 to 2011. The results point to a significant growth in the indicators of students performance when they are tested after the execution of SAJED tests. They are visible when we observe the growth rates of these indicators in schools and in the speeches of the people tested.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleRepercussão de resultados da avaliação externa na prática pedagógica mediante percepção docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo resulta de um recorte de dissertação de mestrado que se debruçou sobre a experiência desenvolvida pelo Sistema de Avaliação do Desempenho Escolar de Jaguaruana (SADEJ), no estado do Ceará, nas escolas públicas municipais de Ensino Fundamental do referido município no período de 2011 e 2012. A pesquisa teve por objetivo avaliar a importância do monitoramento da qualidade educacional pelo uso de resultados da avaliação externa na repercussão dos indicadores aferidos pelo SADEJ na prática pedagógica, sob a ótica docente. Fundamentou-se em autores como Vianna (2000), Depresbiteris (1989), Cerminaro (2010). Considerou-se o impacto do SADEJ no cenário escolar, discutindo-se as possibilidades de intervenção na prática pedagógica em busca da qualidade da educação, frente ao monitoramento dos resultados em função da gestão da aprendizagem, ressaltando-se as contribuições do processo desenvolvido para a melhoria dos indicadores de rendimento aferidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Prova Brasil. Em razão da natureza do objeto investigado, a metodologia desenvolveu-se pela abordagem qualitativa. O estudo de campo foi realizado nas escolas públicas municipais da cidade de Jaguaruana – CE. Para a coleta dos dados, utilizou-se questionários semiestruturados, além dos indicadores obtidos no IDEB e na Prova Brasil, nos períodos de 2009 a 2011. Os resultados apontaram crescimento significativo nos índices de desempenho dos alunos em avaliações estandardizadas após a execução do SADEJ no município, visíveis por intermédio das taxas de crescimento desses indicadores nas escolas, bem como nas falas dos sujeitos investigados.pt_BR
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