Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24680
Tipo: TCC
Título: Construção e validação de um modelo de classificação de risco de crédito
Título em inglês: Construction and validation of a credit risk classification model
Autor(es): Andrade, Bruno Pinheiro de
Orientador: Farias, Rafael Bráz Azevedo
Palavras-chave: Análise de regressão logística;Análise de crédito
Data do documento: 2013
Citação: ANDRADE, Bruno Pinheiro de. Construção e validação de um modelo de classificação de risco de crédito. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A análise de crédito é uma técnica bastante comum na área financeira. Quando uma instituição financeira vende um crédito a um cliente ela estará comprando um risco, em que esse risco é medido pela probabilidade do cliente não cumprir com suas obrigações. A fim de prever o risco em uma operação de crédito, foi desenvolvido o modelo de risco de crédito por meio de análise de regressão logística. A partir desses modelos de crédito as instituições financeiras vendem crédito a um risco menor maximizando os lucros com segurança. Esse trabalho visa apresentar as principais técnicas estatísticas para uma análise de risco de crédito e uma aplicação como exemplo didático. Os resultados encontrados na aplicação, mostram que o modelo ajustado conseguiu classificar bem os indivíduos.
Abstract: The credit analysis is a common technique in finance. When a financial institution sells a credit to a customer, it will be buying a risk, which is the likelihood that the customer does not meet its obligations. In order to predict risk in a credit transaction, a the credit risk model was proposed using logistic regression analysis. From these models credit financial institutions selling loans to a lower risk maximizing profits safely. This work presents the main statistical techniques for analysis of credit risk and an application as a illustrative example. The results in the application show that the model was able to rank well adjusted individuals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24680
Aparece nas coleções:ESTATÍSTICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_bpandrade.pdf661,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.