Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Ana Michele da Silva | - |
dc.contributor.author | Araújo, Helena de Lima Marinho Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-14T11:25:28Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14T11:25:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Lima, A. M. S.; Araújo, H. L. M. R. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260167 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24679 | - |
dc.description | LIMA, Ana Michele da Silva; ARAÚJO, Helena de Lima Marinho Rodrigues. Modernização e educação: a formação das professoras primárias e a escola normal cearense (1930-1950). In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 201-211. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e memória da Educação (ENHIME) | pt_BR |
dc.subject | Formação da professora primária | pt_BR |
dc.subject | Modernização e eduacação | pt_BR |
dc.subject | Escola Normal | pt_BR |
dc.subject | Formação de normalista | pt_BR |
dc.title | Modernização e educação: a formação das professoras primárias e a escola normal cearense (1930-1950) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No ano de 1837, a gestão do Presidente da Província, José Martiniano de Alencar, já tinha uma visão futurista para a implementação da Escola Normal cearense e, por conseguinte, melhorar a qualidade da educação pela formação docente para as séries iniciais. Como informa Castelo (1970, p. 193), pela Lei nº 91, de 5 de outubro, no art. 1º, “Fica criada, temporariamente, uma Escola Normal de primeiras letras na Capital da Província” . Assim as tentativas de organização do ensino em si, e no caso do primário, são advindas bem anteriormente à década de 30 do século XX, que é a datação inicial deste estudo, porém sabe-se que muito do que se propôs e se tem registrado em documentos oficiais, anteriormente a esse período, ficaram apenas no papel. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_amslima.pdf | 240,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.