Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24674
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A avaliação do ensino e da aprendizagem em geografia no ensino fundamental II: entre os documentos oficiais e o realizado na prática docente |
Autor(es): | Silva, Débora Marques da Trompieri Filho, Nicolino |
Palavras-chave: | Geografia;Avaliação do ensino e aprendizagem;Documentos oficiais;Geography |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | SILVA, Débora Marques da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A avaliação do ensino e da aprendizagem em geografia no Ensino Fundamental II: entre os documentos oficiais e o realizado na prática docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 239-256. |
Resumo: | O artigo intitulado “A avaliação do ensino e da aprendizagem em Geografia no ensino Fundamental II: entre o dito e o realizado na prática docente” apresenta resultado parcial da pesquisa que está sendo realizada no curso de doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo principal é compreender a relação entre o que os documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n. 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental II) estabelecem sobre a avaliação do ensino e aprendizagem e o que realmente acontece na escola, especificamente no ensino de Geografia do 9ºano das escolas públicas municipais de Fortaleza/CE. A metodologia consistiu na aplicação de questionários com 23 professores de Geografia do 9º ano nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, no período de 2013. Assim, o texto fundamenta-se nas ideias de Luckesi (2003, 2006), Perrenoud (1999) que discutem as concepções de avaliação diagnóstica, formativa e somativa e na abordagem de Coll et al. (1998) sobre a avaliação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Nessa perspectiva, o trabalho contribuirá para refletir sobre a necessidade de elaborar documentos oficiais contando com a participação e o consentimento do professor nas decisões. |
Abstract: | The article entitled “The assessment of teaching and learning in Geography in Elementary education: between the said and the carried out in teaching practice” presents partial results of the research that is being carried out in the course of doctoral Graduate Program in Brazilian Education from the Federal University of Ceará (CFU). The main objective is to understand the relationship between what official documents (Law of Directives and Bases of Education n. 9.394 / 96 and the National Curricular Parameters for Elementary Education II) set on the evaluation of teaching and learning and what actually happens at school, specifically in the 9th grade geography teaching the public schools of Fortaleza/CE. The methodology consisted of questionnaires with 23 Geography teachers of 9th grade in schools of Municipal Public Education Network in the period 2013. So the text is based on the Luckesi ideas (2003; 2006), Perrenoud (1999) discussing the diagnostic evaluation of concepts, formative and summative and Coll et al approach. (1998) on the evaluation of conceptual, procedural and attitudinal content. From this perspective, the work will help to reflect on the need to prepare official documents with the participation and the teacher’s consent in decisions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24674 |
ISBN: | 9788581260907 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_dmsilva.pdf | 480,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.