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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorRodrigues, Talita Almeida-
dc.date.accessioned2017-08-11T15:00:32Z-
dc.date.available2017-08-11T15:00:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRodrigues, T. A.; Porto, B. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24666-
dc.descriptionRODRIGUES, Talita Almeida. As crenças de discentes do curso de pedagogia da FACED/UFC sobre o bom professor e a formação inicial. 2017. 281f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação Inicial do Professor – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectFormação de Professores – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectPrática Reflexivapt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectGood Teacherpt_BR
dc.titleAs crenças de discentes do curso de pedagogia da FACED/UFC sobre o bom professor e a formação inicialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante a trajetória escolar e/ou acadêmica, muitos professores passam pela vida dos alunos. Com suas práticas e atitudes, com os relacionamentos estabelecidos, marcam positiva ou negativamente a vida desses sujeitos. Desse modo, ao longo dos anos, vão se sedimentando as crenças que os discentes possuem acerca dos bons professores. Que atitudes e práticas se destacam? O que caracteriza o fazer pedagógico desses professores? Como o estudo sobre essas questões pode contribuir para reflexões críticas e novos direcionamentos para a Formação Inicial de Professores? Partindo de pontos inquietantes como esses, esta pesquisa guiou-se por meio do seguinte objetivo geral: compreender as crenças dos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, sobre o “bom professor”, descrevendo-as e relacionando-as com a formação inicial. Este, por sua vez, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: evidenciar a importância que as crenças docentes possuem em relação ao trabalho que desenvolvem; descrever as concepções predominantes sobre o bom professor no pensamento pedagógico brasileiro; refletir sobre a Pedagogia e suas problemáticas, explicitando os saberes que compõem a formação docente; apresentar as crenças sobre o bom professor, compreendendo e descrevendo a visão de graduandos no curso de Pedagogia sobre as características inerentes a esse profissional, estabelecendo diálogo constante com a formação inicial de professores, seus desafios e dilemas. O interesse pelo estudo das crenças dos discentes em relação ao bom professor tem um de seus alicerces na compreensão, juntamente com Soares (2005), Soares e Bejarano (2008), Arroyo (2013), Gay (1995), de que tais concepções influenciam e balizam as práticas docentes. Tais crenças têm suas fundações, muitas vezes, durante os longos anos da escolarização básica. Para a realização deste estudo, utilizou-se o referencial de Hume (2004; 2004), Bourdieu (2015) e Thugendat (1982), para tratar sobre a formação da crença na mente humana, de modo que este conceito pudesse ser percebido transposto do campo religioso. Os pressupostos metodológicos da pesquisa estão calcados no Materialismo Histórico-Dialético (PAULO NETO, 2011; TRIVIÑOS, 2013), com abordagem qualitativa. Referida investigação foi realizada com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O procedimento metodológico para a geração dos dados se deu com a realização de entrevistas semiestruturadas. Os métodos adotados para o manuseio dos dados foram a Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2015) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). O segundo teve sua importância vinculada à formação das categorias. Com suporte no estudo sobre o material produzido por intermédio das entrevistas realizadas, foi possível chegar as seguintes categorias: Bons professores são realizadores da humana docência; Articulam saberes; Aliam teoria e prática; São realizadores de práxis; Possuem vasta metodologia; São agentes políticos; Se percebem na condição de eternos aprendizes; Compreendem a profissionalização docente; Têm afeto pelo trabalho que realizam; e Espelham-se em bons professores que já possuíram. Com a origem nas crenças, então, foram feitas relações e reflexões quanto à formação inicial de professores, na busca pela compreensão de algumas de suas problemáticas, tendo sido possível pensar caminhos e reafirmar concepções. Com isso, esta pesquisa pontua como tessituras finais, não apenas, as crenças, como também os seus achados, e, na mesma medida, a conclusão de que bons professores possuem uma diversidade de saberes e fazeres docentes, o que não quer dizer que esses profissionais podem ser percebidos como um todo harmonioso. Nesse mote, destaca, também, que as crenças quanto ao bom professor dialogam com uma gama de outras crenças e questões, reverberando no entendimento de que esse ramo do saber interage com a concepção que se tem em relação à escola, à Educação, ao ofício docente, ao ensino, à aprendizagem, entre outros, influenciando as ações, atitudes e direcionamentos que, cotidianamente, sustentam a prática pedagógica.pt_BR
dc.title.enThe beliefs of students of the FACED / UFC pedagogy course on good teacher and initial formationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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