Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVidal, Eloisa Maia-
dc.contributor.authorVieira, Sofia Lerche-
dc.contributor.authorNogueira, Jaana Flávia Fernandes-
dc.date.accessioned2017-08-11T12:57:40Z-
dc.date.available2017-08-11T12:57:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVidal, E. M.; Vieira, S. L.; Nogueira, J. F. F. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24657-
dc.descriptionVIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes. Perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras: tendências e aproximações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2218-2242.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the efforts underway to learn more about school managers and also to identify the changes and continuities in the profile of Brazilian public school principals in the period between 2007 and 2013, based on information collected by an exam called ProvaBrasil/Aneb, specifically through the contextual questionnaires filled out by public school principals. Some important findings are related to the profile of principals, their education and postgraduate training, professional practice, and access to the post of principals. Overall, the direction of schools remains a position occupied mostly by women, but begins to occur an internal movement between the various age groups, with growth of younger principals and reduction of older. It is increasing the participation of principals with diverse higher education courses, with increasing percentages of postgraduate principals and decreasing participation in continuing education; it is also possible to notice an increase in working hours and a reduction in the number of more experienced professionals in office. Regarding the form of choice for post occupation, selective exams; election; and selective exams followed by election are decreasing, while appointment is increasing. These trends must continue to be analyzed because principals are key actors in the school management process and in creating effective learning conditions, the ultimate purpose of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectDiretorespt_BR
dc.subjectProva Brasil/Anebpt_BR
dc.subjectPerfil profissionalpt_BR
dc.subjectPrincipalspt_BR
dc.titlePerfil dos diretores de escolas públicas brasileiras: tendências e aproximaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende somar-se aos esforços em andamento para conhecer melhor os gestores escolares e tem como objetivo identificar as mudanças e permanências no perfil dos diretores de escolas públicas brasileiras, no período compreendido entre 2007 e 2013. O estudo tem como base, informações coletadas pela Prova Brasil/Aneb, mais especificamente por meio dos questionários contextuais aplicados junto a diretores de escolas públicas. Algumas constatações importantes são registradas com relação ao perfil dos gestores, sua escolaridade e formação de pós-graduação, sua prática profissional e formas de acesso ao cargo. Em linhas gerais, a direção das escolas continua a ser um espaço ocupado preferencialmente por mulheres, mas começa a ocorrer um movimento interno entre as diversas faixas etárias, com crescimento de diretores mais novos e redução do contingente dos mais velhos. Observa-se que está aumentando a participação de diretores com formação de nível superior variada, com os percentuais de pós-graduação aumentando e a participação em formação continuada diminuindo; registra-se também um aumento na carga horária de trabalho e redução da participação de profissionais com mais tempo na educação no exercício do cargo. Quanto à forma de escolha para ocupação do cargo, os processos participativos como seleção, eleição e seleção e eleição estão diminuindo, enquanto as diversas formas de indicação estão aumentando. Essas tendências precisam continuar a ser acompanhadas e melhor analisadas, pois os diretores são atores-chave no processo de gestão da escola e criação de condições efetivas de aprendizagem, finalidade última da educação escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_emvidal.pdf536,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.