Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHolanda, Francisco Carlos Bandeira-
dc.contributor.authorAndrade, José Alexandre Leite de-
dc.date.accessioned2017-08-10T15:30:37Z-
dc.date.available2017-08-10T15:30:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationHolanda, F. C. B.; Andrade, J. A. L. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24649-
dc.descriptionHOLANDA, Francisco Carlos Bandeira; ANDRADE, José Alexandre Leite de. As avaliações em larga escala no Brasil e os impactos nas escolas públicas – um estudo sobre a percepção dos professores das escolas públicas Municipais do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1831-1852.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the perception of public educators on the effect of large-scale assessments in Brazil and its possible impacts on the learning processes of students in schools where they work. In addition to ownership of the Brazilian experience in educational assessment area on a large scale to describe it in considering their structural characteristics and meet the resulting aspects of the dynamics of their application in public schools. Thus, it is organized with an introduction; evaluation of the context in Brazilian education; types and characteristics of large-scale assessments; an analysis of data collected from respondents and closing remarks. Thus, the study presented here, is a central issue to seek answers to the question: What is the perception of the public school educators with respect to large-scale assessments and contributions to the teaching and learning practices? It is therefore a descriptive and qualitative. Made with survey data by professionals, which were collected from the teachers who work in public schools, provided educational coordinators in public schools in cities of the Massif de Baturité, State of Ceará. The results show that teachers know the instruments and the methodology used for assessing large-scale, as well as ensure that the analysis of the results contributes to the rethinking of educational activities for teachers to improve student learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.titleAs avaliações em larga escala no Brasil e os impactos nas escolas públicas – um estudo sobre a percepção dos professores das escolas públicas Municipais do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa objetiva compreender a percepção dos educadores públicos sobre as avaliações de larga escala efetivadas no Brasil e seus possíveis impactos nos processos de aprendizagens dos alunos das escolas onde atuam, além de apropriar-se da experiência brasileira na área de avaliação educacional em larga escala ao descrevê-la, considerando em suas características estruturais e conhecer os aspectos resultantes da dinâmica de suas aplicações nas escolas públicas municipais. Dessa forma, está organizada com uma introdução; contextualização da avaliação na educação brasileira; tipos e características de avaliações em larga escala; uma análise dos dados colhidos junto aos entrevistados e as considerações finais. Desse modo, o estudo aqui apresentado tem como questão central buscar resposta à indagação: Qual a percepção dos educadores da escola pública com relação às avaliações em larga escala e suas contribuições para as práticas de ensino e aprendizagem? Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e descritiva, elaborada com dados de pesquisas realizadas por profissionais, colhidos junto aos docentes que atuam em escolas públicas, na condição de coordenadores pedagógicos em escolas públicas de cidades do Maciço de Baturité, estado do Ceará. Os resultados apontam que os docentes conhecem os instrumentais e a metodologia utilizada pela avaliação em larga escala, assim como garantem que a análise dos resultados contribui para o repensar das ações pedagógicas dos docentes, no sentido de melhorar a aprendizagem dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_fcbholanda.pdf525,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.