Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24648
Tipo: Artigo de Evento
Título: A formação do professor para a educação inclusiva e os desafios da avaliação da aprendizagem para o aluno com deficiência
Autor(es): Carvalho, Francisca Samara Teixeira
Mendonça, Andréia Vieira de
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Educação inclusiva;Formação docente;Assessment
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Carvalho, F. S. T.; Mendonça, A. V.; Viana, T. V. (2015)
Resumo: A Educação Inclusiva consolida os ideais de igualdade na Educação de qualidade para todos e se revela um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. A legislação brasileira determina o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas escolas regulares, o que amplia a complexidade da estrutura educacional. O objetivo do presente trabalho é refletir, com base num estudo bibliográfico, acerca das questões relacionadas ao processo de avaliação da aprendizagem, enfatizando a importância da formação do professor a fim de contemplar o público-alvo da Educação Especial incluído no Ensino Regular. Para isso, relaciona questionamentos pertinentes à valorização das diferenças individuais dos educandos; discute a avaliação do ensino-aprendizagem na perspectiva inclusiva e os caminhos da formação do professor na Educação Inclusiva. Conclui indicando a necessidade de formação docente específica com vistas a subsidiar uma avaliação inclusiva da aprendizagem.
Abstract: Inclusive Education consolidates the ideals of equality in an education system of quality for all and presents one of the great challenges of contemporary society. The Brazilian legislation determines the access and permanence of disabled people in regular schools, what enlarges the complexity of education structure. Based on a bibliographical study, the purpose of this paper is to think further about assessment, emphasizing the importance of teacher’s formation in order to contemplate the audience of Inclusive Education in regular schools. Thus, the paper presents valid issues about the valorization of students’ individual differences; it discusses the evaluation of teaching and learning processes based on an inclusive perspective as well as the teacher’s formation for Inclusive Education. As a result, it comes to a conclusion concerning the need of an specific teacher’s formation for an inclusive assessment.
Descrição: CARVALHO, Francisca Samara Teixeira; MENDONÇA, Andréia Vieira de; VIANA, Tania Vicente. A formação do professor para a educação inclusiva e os desafios da avaliação da aprendizagem para o aluno com deficiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1372-1389.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24648
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_fstcarvalho.pdf472,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.