Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jáderson Cavalcante da | - |
dc.contributor.author | Silva, Jocyana Cavalcante da | - |
dc.contributor.author | Trompieri Filho, Nicolino | - |
dc.contributor.author | Bezerra Júnior, Antônio Valdenísio | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T13:40:24Z | - |
dc.date.available | 2017-08-10T13:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Silva, J. C.; Silva, J. C.; Trompieri Filho, N.; Bezerra Júnior, A. V. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24643 | - |
dc.description | SILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BEZERRA JR., Antônio Valdenísio. Mapas conceituais: uma possibilidade metodológica para o ensino e aprendizagem no ambiente escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 998-1013. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to show the importance of conceptual maps’ construction at the school environment, highlighting some observations and methodological procedures involving this pedagogical practice. This bibliographical research had Novak (2010), Moreira (2012), Lima (2004) as the central theoretical support for educational issue. Concept maps should have well established objective and goal, ie, strategically set in order to insert them in the school planning and ensure the real potential of this educational tool. Thus, concept maps make themselves an educational alternative to achieve favorable contributions to student’s learning, providing them the development of better communication, language, autonomy and reflection. Another interesting point is Senge’s (2006) contribution for mental models with a strategic approach to organizations that aim to achieve a quality standard, seen as a possibility to carry out conceptual maps as support to the information’s architecture produced in schools. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Mapas conceituais: uma possibilidade metodológica para o ensino e aprendizagem no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da construção dos mapas conceituais no ambiente escolar, destacando algumas observações e procedimentos metodológicos que envolvem essa prática pedagógica. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como suporte teórico central Novak (2010), Moreira (2012), Lima (2004) acerca dessa temática no ensino. Constatou-se que o mapa conceitual deve ser introduzido no planejamento escolar com objetivo e meta bem estabelecidos, de forma estratégica, para que essa ferramenta didática não perca suas efetivas potencialidades. Dessa forma, os mapas conceituais devem ser encarados como uma alternativa pedagógica dentre outras que existem para atingir contribuições favoráveis à aprendizagem dos estudantes, proporcionandolhes o desenvolvimento de uma melhor comunicação, linguagem, autonomia e reflexão. Outro ponto interessante seria a contribuição de Senge (2006) acerca dos modelos mentais com enfoque estratégico para as organizações que visam alcançar um padrão de qualidade e daí efetivar um mapa conceitual como suporte na arquitetura das informações produzidas no meio escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_jcsilva.pdf | 611,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.