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dc.contributor.authorSilva, Jáderson Cavalcante da-
dc.contributor.authorSilva, Jocyana Cavalcante da-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorBezerra Júnior, Antônio Valdenísio-
dc.date.accessioned2017-08-10T13:40:24Z-
dc.date.available2017-08-10T13:40:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, J. C.; Silva, J. C.; Trompieri Filho, N.; Bezerra Júnior, A. V. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24643-
dc.descriptionSILVA, Jáderson Cavalcante da; SILVA, Jocyana Cavalcante da; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BEZERRA JR., Antônio Valdenísio. Mapas conceituais: uma possibilidade metodológica para o ensino e aprendizagem no ambiente escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 998-1013.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to show the importance of conceptual maps’ construction at the school environment, highlighting some observations and methodological procedures involving this pedagogical practice. This bibliographical research had Novak (2010), Moreira (2012), Lima (2004) as the central theoretical support for educational issue. Concept maps should have well established objective and goal, ie, strategically set in order to insert them in the school planning and ensure the real potential of this educational tool. Thus, concept maps make themselves an educational alternative to achieve favorable contributions to student’s learning, providing them the development of better communication, language, autonomy and reflection. Another interesting point is Senge’s (2006) contribution for mental models with a strategic approach to organizations that aim to achieve a quality standard, seen as a possibility to carry out conceptual maps as support to the information’s architecture produced in schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleMapas conceituais: uma possibilidade metodológica para o ensino e aprendizagem no ambiente escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo mostrar a importância da construção dos mapas conceituais no ambiente escolar, destacando algumas observações e procedimentos metodológicos que envolvem essa prática pedagógica. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como suporte teórico central Novak (2010), Moreira (2012), Lima (2004) acerca dessa temática no ensino. Constatou-se que o mapa conceitual deve ser introduzido no planejamento escolar com objetivo e meta bem estabelecidos, de forma estratégica, para que essa ferramenta didática não perca suas efetivas potencialidades. Dessa forma, os mapas conceituais devem ser encarados como uma alternativa pedagógica dentre outras que existem para atingir contribuições favoráveis à aprendizagem dos estudantes, proporcionandolhes o desenvolvimento de uma melhor comunicação, linguagem, autonomia e reflexão. Outro ponto interessante seria a contribuição de Senge (2006) acerca dos modelos mentais com enfoque estratégico para as organizações que visam alcançar um padrão de qualidade e daí efetivar um mapa conceitual como suporte na arquitetura das informações produzidas no meio escolar.pt_BR
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