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dc.contributor.authorRabelo, Jeriane da Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, Alanna Oliveira Pereira-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.date.accessioned2017-08-10T13:35:31Z-
dc.date.available2017-08-10T13:35:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRabelo, J. S.; Carvalho, A. O. P.; Ribeiro, A. P. M. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24642-
dc.descriptionRABELO, Jeriane da Silva; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. A avaliação diagnóstica em larga escala e os alunos surdos: limites e possibilidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1351-1371.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an investigation of the diagnostic evaluation of learning of deaf students in a class of the second grade of elementary school in a public school in the city of Fortaleza. The school inclusion and access for deaf students in regular education challenge teachers to accept all students, in their subjectivity within a collective. Research of qualitative nature, in the form of a case study, as participants second-year teachers of primary education, participants at Literacy Program the Right Age – PAIC. Through observations to school, a questionnaire applied to teachers and the documentary analysis of the school Political Project Curriculum, it was possible to analyze how the diagnostic evaluation of learning interferes with the teaching action and learning of students. It is necessary to consider the specificities in the teaching of deaf children, as well as in the form that they are evaluated. Various factors underlie the careful teaching practices in education of the deaf. Since the use of LIBRAS as native language, of language space-vision, of teaching materials, writing in support, of the various activities that allow the integration of deaf children and listeners, to the awareness of the specifics of the deaf person in various social fields.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAvaliação diagnóstica da aprendizagempt_BR
dc.subjectPAICpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.titleA avaliação diagnóstica em larga escala e os alunos surdos: limites e possibilidadespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta uma investigação da avaliação diagnóstica da aprendizagem de alunos surdos em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Fortaleza/CE. A inclusão escolar e o acesso de estudantes surdos no ensino regular desafiam professores a acolher todos os estudantes, na sua subjetividade numa perspectiva coletiva. A investigação de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso, teve como participantes os professores do 2º ano do Ensino Fundamental, também participantes do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC. Por meio da observação na escola, da aplicação de questionário com os professores, pode-se analisar como a avaliação diagnóstica da aprendizagem interfere na ação docente e na aprendizagem dos alunos. É necessário considerar as especificidades no ensino das crianças surdas, bem como na forma como são avaliadas. Fatores diversos fundamentam o cuidado às práticas docentes na educação do surdo, desde a utilização da LIBRAS como língua materna, da linguagem visuo-espacial, dos materiais didáticos específicos, da escrita como apoio, das diversas atividades que permitam a integração das crianças surdas e ouvintes, até a conscientização das especificidades da pessoa surda nos vários campos sociais.pt_BR
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