Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24636
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação das estratégias metacognitivas de crianças em processo de alfabetização na produção escrita |
Autor(es): | Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
Palavras-chave: | Avaliação;Estratégias metacognitivas;Escrita;Writing |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. Avaliação das estratégias metacognitivas de crianças em processo de alfabetização na produção escrita. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 63-82.. Avaliação das estratégias metacognitivas de crianças em processo de alfabetização na produção escrita. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 63-82. |
Resumo: | Este artigo objetiva avaliar as estratégias metacognitivas utilizadas por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Fortaleza na escrita de sua autobiografia. Estas favorecem ações que se propõem a avaliar a eficácia das estratégias cognitivas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi um estudo de casos múltiplos com nove crianças pertencentes a três turmas diferentes de duas escolas públicas de Fortaleza. Dezoito estratégias foram identificadas ao longo de sessões de produção, revisão e reescrita individual e em duplas com pares da mesma turma. As crianças fazem reflexões metacognitivas, evidenciando a emergência de estratégias metacognitivas ao realizar a produção, a revisão e a reescrita de seu texto autobiográfico, provocando, assim, tomadas de consciência acerca do seu processo de apropriação da escrita. |
Abstract: | The objective of this paper is to evaluate the metacognitive strategies used by children in the 1st year of elementary school, in the city of Fortaleza’s public school system, when writing their autobiography. These favor actions that are proposed to evaluate the effectiveness of cognitive strategies. This qualitative research was a multiple case study with nine children belonging to three different classes of two public schools of Fortaleza. Eighteen strategies have been identified throughout sessions of production, review and individual rewrite and in pairs with the same class peers. Children do metacognitive reflections, showing the emergence of metacognitive strategies to carry out production, revision and rewriting their autobiographical text, thus causing awareness about their writing appropriation process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24636 |
ISBN: | 9788581260907 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_lhaabrilhante.pdf | 732,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.