Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Luciana Kellen de Souza-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.date.accessioned2017-08-10T10:23:16Z-
dc.date.available2017-08-10T10:23:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGomes, L. K. S.; Ciasca, M. I. F. L. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24635-
dc.descriptionGOMES, Luciana Kellen de Souza; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A documentação pedagógica como elemento de reflexão para a prática avaliativa na educação infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 31-47.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to discuss the theoretical bases from the intrinsic relationship between the pedagogical documentation and evaluation in kindergarten guided towards the development process and the child’s learning. This approach enables reflect and discuss with other teachers, with families and children, what has been observed and recorded, as well as allowing a link to the planning of future propositions from what we call pedagogical praxis. Thus, teachers can use assessment data to make decisions about projects and didactic sequences for the children, noting that the data collection is just one step in the evaluation process, and after that teachers should systematize these records, the allow a permanent reflection on the development process and the child’s learning. These records, which are converted into pedagogical documentation from the intentionality that is deposited in them, can take different forms: individual descriptive reports and group portfolios, photos, filming their own productions of children (drawings, paintings, sculptures, models, among others), record speeches and questions. Are the ways by which it records what the kids are saying and doing, is the production of children, is also a way to see how the teacher relates to them and to your teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleA documentação pedagógica como elemento de reflexão para a prática avaliativa na educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por finalidade discutir, a partir de bases teóricas, a relação intrínseca entre a documentação pedagógica e a avaliação na Educação Infantil pautada no sentido do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Essa abordagem possibilita refletir e problematizar, com outros professores, com as famílias e com as crianças, aquilo que foi observado e registrado, além de permitir um elo com o planejamento de futuras proposições a partir do que se chama de práxis pedagógica. Sendo assim, os professores podem utilizar os dados da avaliação para tomar decisões sobre os projetos e sequências didáticas para as crianças, lembrando que a coleta de dados é apenas um passo no processo de avaliação, e depois dela os professores devem sistematizar esses registros, a fim de permitir uma reflexão permanente acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Esses registros, que se convertem em documentação pedagógica a partir da intencionalidade que se deposita neles, podem assumir diferentes formatos: relatórios descritivos individuais e do grupo, portfólios, fotos, filmagens, as próprias produções das crianças (desenhos, pinturas, esculturas, maquetes, entre outras), registro de falas e perguntas. São as formas pelas quais se registra o que as crianças estão dizendo e fazendo, é a produção das crianças, é também uma forma de verificar como o professor se relaciona com elas e com o seu trabalho docente.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_lksgomes.pdf539,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.