Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Lucas Vitoriano-
dc.contributor.authorCunha, Erlane de Vasconcelos-
dc.contributor.authorCavalcante, Elizabeth de Araújo-
dc.contributor.authorBenevides, Jorgeana de Almeida Jorge-
dc.date.accessioned2017-08-09T15:20:22Z-
dc.date.available2017-08-09T15:20:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRibeiro, L. V.; Cunha, E. V.; Cavalcante, E. A.; Benevides, J. A. J. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24629-
dc.descriptionRIBEIRO, Lucas Vitoriano; CUNHA, Erlane de Vasconcelos; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo; BENEVIDES, Jorgeana de Almeida Jorge. A importância do uso do seminário como critério avaliativo e de relevância para o processo de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 789-801.pt_BR
dc.description.abstractThe use in large amounts of written assessments in high school is notorious, however it is a task of the school teach the student to use the oral language during public presentations. Among the oral genres, it is observed that the seminars are beneficial to create in students the spirit of the protagonist of the knowledge, lecturer and it also helps to abandon gradually shyness. According to this, you can ask: How does the seminar has been used as evaluation procedure? How does the use of the workshop contribute to the teaching-learning process? This study aims to analyze how the teachers of high schools distributed in the counties of Acaraú, Cruz and Itarema use the seminar as an evaluative methodology. This is an exploratory and qualitative study. The type of sampling was intentional, where the public surveyed consisted of teachers in the field of natural sciences (Biology, Physics and Chemistry) belonging to 10 high schools and located in the northern region of the state of Ceará. In conclusion, for the teachers, the seminar as an evaluative method is important for the learning process and improvement cognitive of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectSemináriopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMétodo avaliativopt_BR
dc.titleA importância do uso do seminário como critério avaliativo e de relevância para o processo de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ notória a utilização, em grandes quantidades, de avaliações do gênero escrito no ensino médio, mas é incumbência da escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral na realização de apresentações públicas. Dentre os gêneros orais, observa-se que os seminários são benéficos para criar, nos alunos, o espírito de protagonista do saber, de ministrante, e ajuda a abandonar, aos poucos, a timidez. Diante do exposto, indaga-se: De que forma o seminário tem sido utilizado como procedimento avaliativo? Como o uso do seminário contribui para o processo de ensino aprendizagem? Esse trabalho objetiva analisar como os professores das escolas de ensino médio, distribuídas nos municípios de Acaraú, Cruz e Itarema, utilizam o seminário como metodologia avaliativa. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. O tipo de amostragem foi intencional, no qual o público pesquisado se constituiu de professores da área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) pertencentes a 10 escolas de ensino médio e localizadas na região norte do estado do Ceará. Conclui-se que, para os professores, o seminário como método avaliativo é importante para o processo de aprendizagem e aprimoramento cognitivo dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_lvribeiro.pdf483,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.