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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Maria do Carmo Pinheiro-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.contributor.authorPrudêncio, Maíra Moreira-
dc.contributor.authorSá, Maristela Meneses-
dc.date.accessioned2017-08-09T14:11:13Z-
dc.date.available2017-08-09T14:11:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMARQUES, Maria do Carmo Pinheiro; SILVA, Lucas Melgaço da ; PRUDÊNCIO, Maíra Moreira; SÁ, Maristela Meneses. Avaliação na alfabetização: uma reflexão sobre a qualidade educacional por meio da Provinha Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2651-2660.pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24624-
dc.description.abstractThis article proposes a discussion of evaluation in alphabetization classes, specifically in the 2nd year, the light of the evalution tool that is provided by MEC for public schools – PROVINHA BRASIL. Therefore, in addition to a discussion of the meaning of the act of evaluating, focuses on the significance of alphabetization and literacy processes. What is then to be alphabetized and literate? This being evaluation diagnostic character, lends itself to teaching tool condition, giving teachers a redirect their practice in the classroom. The methodology used is the documentary analysis of the application guide and student notebook applied on the issue edition of the PROVINHA BRASIL 2015 Portuguese. The analysis showed us that the items address reading skills involving the decoding process and exploration of genres. Given these findings, we conclude that the school should favor spaces where students experiment social practices of literacy so that they can realize the social function of reading and writing on aspects of social use, reflecting, in this way, the processes of external evaluation, in this case of the PROVINHA BRASIL.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProvinha Brasilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.titleAvaliação na alfabetização: uma reflexão sobre a qualidade educacional por meio da Provinha Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo propõe uma discussão acerca da avaliação nas turmas de alfabetização, mais especificamente no 2º ano, à luz do instrumento de avaliação que é fornecido pelo Ministério da Educação (MEC) para as escolas públicas – Provinha Brasil. Para tanto, além de fazer uma abordagem sobre o que significa o ato de avaliar, enfoca o significado dos processos de alfabetização e letramento. O que é então estar alfabetizado e letrado? Sendo esta avaliação de caráter diagnóstico, presta-se à condição de instrumento pedagógico, fornecendo aos professores um redirecionamento de sua prática em sala de aula. A metodologia adotada é análise documental do guia de aplicação e caderno do aluno aplicado na edição PROVINHA BRASIL 2015 de Língua Portuguesa. A análise nos mostrou que os itens abordam habilidades de leitura envolvendo os processos de decodificação e exploração de gêneros textuais. Diante de tais constatações, concluímos que a escola deve oportunizar espaços em que os alunos experienciem práticas sociais de letramento, para que possam perceber a função social da leitura e da escrita em seus aspectos de uso social, refletindo, desse modo, nos processos de avaliação externa, o caso da Provinha Brasil.pt_BR
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