Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingos Neto, Manuel-
dc.contributor.authorLima Filho, Sebastião André Alves de-
dc.date.accessioned2017-08-08T15:02:25Z-
dc.date.available2017-08-08T15:02:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLima Filho, S. A. A.; Domingos Neto, M. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24611-
dc.descriptionLIMA FILHO, Sebastião André Alves de. O que a Escola Superior de Guerra (ESG) ensinava. 2011. 288f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis investigates the meanings of the teachings of the War College (ESG) for the development, national integration and progress of science and technology in Brazil in the period 1949-1976. For this purpose, is to establish relations between the creation of the School, the profile of his "students" and the purpose of their travels, specifically the Course of War. The paper identifies that the teachings of ESG positions were characterized by undemocratic, anti-communist and favorable the deployment in the country a model of dependent capitalist development. Indicates that the ESG was an institution for training of "elites organic", positioned between the layers of great social networking power and political mobilization, promoting the politicization of the Armed Forces unwilling to control the direction of the Brazilian state.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDoutrina militar - Brasil - 1949-1976pt_BR
dc.subjectRelações entre civis e militares - Brasil - 1949-1976pt_BR
dc.subjectBrasil - Política e governo - 1949-1976pt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectDefensept_BR
dc.titleO que a Escola Superior de Guerra (ESG) ensinavapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese investiga os significados dos ensinamentos da Escola Superior de Guerra (ESG) referente ao desenvolvimento, a integração nacional e ao progresso da ciência e da tecnologia no Brasil no período 1949-1976. Para tanto, trata de estabelecer relações entre a criação da Escola, o perfil de seus “alunos” e a finalidade de seus cursos, especificamente o Curso Superior de Guerra. O trabalho identifica que os ensinamentos da ESG se caracterizavam por posições antidemocráticas, anticomunistas e favoráveis a implantação, no país, de um modelo de desenvolvimento capitalista dependente. Indica que a ESG era uma instituição militar de formação de “elites orgânicas”, posicionadas entre as camadas sociais de grande poder de articulação e mobilização política, favorecendo, principalmente, a politização das Forças Armadas dispostas a controlar a direção do Estado brasileiro.pt_BR
dc.title.enWhat Does the Superior School of War (ESG) taughtpt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tese_saalimafilho.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.