Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Maria de Lourdes Leite | - |
dc.contributor.author | Silva, Jocyana Cavalcante da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T14:47:43Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08T14:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Paiva, M. L. L.; Silva, J. C. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24610 | - |
dc.description | PAIVA, Maria de Lourdes Leite; SILVA, Jocyana Cavalcante da. Avaliação do desempenho da educação física inclusiva em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2923-2934. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study aimed to evaluate the performance of Inclusive Physical Education in the development of socio-affective aspects, socio- environmental and cognitive in children with Autism Spectrum Disorder – ASD of the Specialized Educational Services (AEE) from Fortaleza, in 2014, in a Municipal School where are served about 30 children with disabilities, following the line of thought of these authors: Ferreira (2011), Freire (1996), Kunz (1991), and Vygotsky (1988). The sample was composed of three children with severe ASD, two girls 8 and 9 years old enrolled in the 3rd and 4th years, respective, and a boy aged 12 enrolled in the 4th year. Children come to school with commitments in the three main axes of ASD. The AEE plan was prepared through two calls, one individual and one collective where he highlighted the attitudinal accessibility in relationship educator / student, the methodology and experienced the methodological tool. With about a month of experience, it was noticed the change of the three children’s behavior to adapt to the new routine with their peers and environments, and thus facilitating the process of cognitive development. Before the implementation of the new methodology, the children did not show to recognize the letters and had great difficulty to perform simple tasks and socialize themselves. Currently it can be said that the three children had significant advances in cognitive development and socialization. It is estimated that the continuity of the study can bring great results. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | AEE | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desempenho da educação física inclusiva em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho da Educação Física Inclusiva no desenvolvimento dos aspectos socioafetivo, socioambiental e cognitivo em crianças que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, do Atendimento Educacional Especializado, em Fortaleza, no ano de 2014, em uma Escola Municipal, onde são atendidas aproximadamente 30 crianças com deficiência, seguindo a linha de pensamento do Coletivo de Autores, Ferreira (2011), Freire (1996), Kunz (1991) e Vygotsky (1988). A amostra foi composta por três crianças com TEA severo, sendo duas meninas com 8 e 9 anos matriculadas no 3º e 4º anos, respectivos, e um menino com 12 anos matriculado no 4º ano. As crianças chegaram à escola com comprometimentos nos três principais eixos do TEA. O plano do AEE foi elaborado através de dois atendimentos, um individual e outro coletivo, em que se destacou a acessibilidade atitudinal na relação educador/ educando, a metodologia vivenciada e o instrumento metodológico. Com aproximadamente um mês de experiência, notou-se a mudança de comportamento das três crianças na adaptação à nova rotina, com seus pares e ambientes e, assim, a facilitação do processo de desenvolvimento cognitivo. Antes da implantação da nova metodologia, as crianças não demonstravam reconhecer as letras e tinham grandes dificuldades para realizarem tarefas simples e de se socializarem. Atualmente pode-se dizer que as três crianças tiveram avanços significativos no desenvolvimento cognitivo e na socialização. Estima-se que a continuidade do estudo poderá trazer excelentes resultados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mllpaiva.pdf | 521,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.