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dc.contributor.authorPinheiro, Maria Nerice dos Santos-
dc.contributor.authorBrilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis-
dc.date.accessioned2017-08-08T14:24:43Z-
dc.date.available2017-08-08T14:24:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPinheiro, M. N. S.; Brilhante, L. H. A. A. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24608-
dc.descriptionPINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis. Avaliação na educação infantil: um olhar sobre a prática da Rede Municipal de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 155-176.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the concepts underlying the evaluation practices in early childhood education from Fortaleza Municipal Network. The work consisted in desk research, having as source the instruments used in childhood education institutions, the guiding documents produced by the Municipal Department of Education and the Ministry of Education and legal documents such as Resolution nº 2/2010 of the Municipal Council Education of the city of Fortaleza, Resolution nº 5/2009, the Report nº 20/2009 of the National Council of Education and the Law of Directives and Bases nº 9.394/1996. From a critical eye raised discussions about the theme. Through content analysis (BARDIN, 2009) describe and interpret the content of these documents to understand the conceptions of evaluation present in this school system and corroborate the theoretical and practical knowledge production on the challenge of assessing in kindergarten.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocumentary researchpt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil: um olhar sobre a prática da Rede Municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva refletir sobre as concepções que fundamentam as práticas de avaliação na Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza. O trabalho se constituiu em uma pesquisa documental, tendo como fonte os instrumentos utilizados nas instituições de Educação Infantil, os documentos orientadores elaborados pela Secretaria Municipal da Educação e do Ministério da Educação e de documentos legais, como a Resolução nº 2/2010, do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, a Resolução nº 5/2009, o Parecer nº 20/2009, do Conselho Nacional de Educação, e a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/1996. A partir de um olhar crítico, levantamos discussões acerca da temática. Por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2009), descrevemos e interpretamos o conteúdo destes documentos para compreender as concepções de avaliação presentes nessa rede de ensino e corroborar a produção de conhecimento teórico e prático sobre o desafio de avaliar na Educação Infantil.pt_BR
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