Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa | - |
dc.contributor.author | Araújo, Adriana Castro | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T13:44:48Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08T13:44:48Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M. S. S.; Araújo, A. C. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24602 | - |
dc.description | RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; ARAÚJO, Adriana Castro. Entre gerações de avaliação, diferente perspectiva de avaliar na Escola Waldorf em Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 558-577. | pt_BR |
dc.description.abstract | The evaluation of teaching and learning is relevant theme at all times, given their definitions remain in constant discussions. The evaluation of the most frequent learning in schools is still done through written and oral tests, tasks and class participation. Several authors considered these improper valuation methods because they can not always assess the student’s ability and what he really knows. Studies in education have shown the inefficiency of some traditional models, but schools remain effecting such practices, guided by an economic, social and educational system that plays such models. More recent studies have presented new proposals for evaluation currently structured in three or four generations of thinkers and creators of new ways of assessing that prioritize be integral with its multiple dimensions, contrary to current models. Trying to find assessment experiences that address the student as a social being and integral, he sought to know the school Waldorf Micael, in Fortaleza, to try to understand its methodology and compare it, even if tangentially, with the proposals made by the fifth generation of the evaluation, envisioned by Guba and Linconl (1989) and postulated by Bouchard and Wellas (2008) as social assessment, which is still under construction, but already with obvious experience. The data revealed, among other evidence, the presence of some features that prevail in pedagogical practice of this school and its evaluation processes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Gerações de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Escola Waldorf Micael | pt_BR |
dc.subject | Fifth generation | pt_BR |
dc.title | Entre gerações de avaliação, diferente perspectiva de avaliar na Escola Waldorf em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação do ensino-aprendizagem é tema pertinente em todos os tempos, haja vista suas definições permanecerem em constantes discussões. A avaliação da aprendizagem mais frequente nas escolas é feita ainda por meio de provas escritas, orais, testes e participação nas aulas. Vários autores consideraram esses métodos de avaliação impróprios, pois nem sempre conseguem avaliar a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Estudos no âmbito da educação têm mostrado ineficiência de alguns modelos tradicionais, no entanto, as escolas permanecem reforçando tais práticas, guiadas por um sistema econômico, social e de ensino que reproduz esses modelos. Estudos mais recentes têm apresentado novas propostas de avaliação estruturadas, atualmente, em três ou quatro gerações de pensadores e idealizadores de novos modos de avaliar, que priorizam o ser integral com suas múltiplas dimensões, contrariando modelos atuais. Tentando encontrar experiências de avaliação que contemplem o aluno como um ser social e integral, buscou-se conhecer a escola Waldorf Micael, em Fortaleza, para tentar compreender sua metodologia e compará-la, mesmo que tangencialmente, com as propostas apresentadas pela quinta geração da avaliação, antevista por Guba e Linconl (1989) e postulada por Bouchard e Fonton (2008) como avaliação social, que ainda se encontra em construção, mas já com algumas experiências. Os dados revelaram, entre outros indícios, a presença de algumas características que preponderam no fazer pedagógico desta escola e nos seus processos avaliativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mssrodrigues.pdf | 490,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.