Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Maria do Socorro de Sousa-
dc.contributor.authorAraújo, Adriana Castro-
dc.date.accessioned2017-08-08T13:44:48Z-
dc.date.available2017-08-08T13:44:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRodrigues, M. S. S.; Araújo, A. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24602-
dc.descriptionRODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; ARAÚJO, Adriana Castro. Entre gerações de avaliação, diferente perspectiva de avaliar na Escola Waldorf em Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 558-577.pt_BR
dc.description.abstractThe evaluation of teaching and learning is relevant theme at all times, given their definitions remain in constant discussions. The evaluation of the most frequent learning in schools is still done through written and oral tests, tasks and class participation. Several authors considered these improper valuation methods because they can not always assess the student’s ability and what he really knows. Studies in education have shown the inefficiency of some traditional models, but schools remain effecting such practices, guided by an economic, social and educational system that plays such models. More recent studies have presented new proposals for evaluation currently structured in three or four generations of thinkers and creators of new ways of assessing that prioritize be integral with its multiple dimensions, contrary to current models. Trying to find assessment experiences that address the student as a social being and integral, he sought to know the school Waldorf Micael, in Fortaleza, to try to understand its methodology and compare it, even if tangentially, with the proposals made by the fifth generation of the evaluation, envisioned by Guba and Linconl (1989) and postulated by Bouchard and Wellas (2008) as social assessment, which is still under construction, but already with obvious experience. The data revealed, among other evidence, the presence of some features that prevail in pedagogical practice of this school and its evaluation processes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectGerações de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEscola Waldorf Micaelpt_BR
dc.subjectFifth generationpt_BR
dc.titleEntre gerações de avaliação, diferente perspectiva de avaliar na Escola Waldorf em Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação do ensino-aprendizagem é tema pertinente em todos os tempos, haja vista suas definições permanecerem em constantes discussões. A avaliação da aprendizagem mais frequente nas escolas é feita ainda por meio de provas escritas, orais, testes e participação nas aulas. Vários autores consideraram esses métodos de avaliação impróprios, pois nem sempre conseguem avaliar a capacidade do aluno e o que ele realmente sabe. Estudos no âmbito da educação têm mostrado ineficiência de alguns modelos tradicionais, no entanto, as escolas permanecem reforçando tais práticas, guiadas por um sistema econômico, social e de ensino que reproduz esses modelos. Estudos mais recentes têm apresentado novas propostas de avaliação estruturadas, atualmente, em três ou quatro gerações de pensadores e idealizadores de novos modos de avaliar, que priorizam o ser integral com suas múltiplas dimensões, contrariando modelos atuais. Tentando encontrar experiências de avaliação que contemplem o aluno como um ser social e integral, buscou-se conhecer a escola Waldorf Micael, em Fortaleza, para tentar compreender sua metodologia e compará-la, mesmo que tangencialmente, com as propostas apresentadas pela quinta geração da avaliação, antevista por Guba e Linconl (1989) e postulada por Bouchard e Fonton (2008) como avaliação social, que ainda se encontra em construção, mas já com algumas experiências. Os dados revelaram, entre outros indícios, a presença de algumas características que preponderam no fazer pedagógico desta escola e nos seus processos avaliativos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mssrodrigues.pdf490,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.