Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24577
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: reflexões sobre os resultados da avaliação de leitura no Estado do Ceará
Autor(es): Bessa, Sara Façanha
Costa, Helen Cristina Vieira
Jeronimo, Hermógenes de Sousa
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Avaliação;Alfabetização;Leitura;Literacy
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Bessa, S. F.; Costa, H. C. V.; Jeronimo, H. S.; Ribeiro, A. P. M. (2015)
Resumo: A busca pela qualidade na educação é uma meta que está vinculada à realização de procedimentos que envolvem alguma modalidade de avaliação. O Estado do Ceará desenvolve, desde 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, cuja meta é alfabetizar as crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A experiência do estado no desenvolvimento dessa política voltada para a alfabetização inspirou o PNAIC, atual iniciativa do Governo Federal. O Pacto tem como principal objetivo alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, ou seja, até os oito anos de idade. Dentre as ações para atingir esse objetivo, está a aplicação de um teste que avalia o nível de alfabetização das crianças ao final do 3º ano do Ensino Fundamental: a ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização, cujos resultados devem servir para possibilitar me lhorias no ensino e orientar as políticas de formação. Este artigo provoca algumas reflexões sobre os resultados da ANA no Estado do Ceará, aplicado em 2013, mostrando que as crianças cearenses, ao final do 3º ano, ainda apresentam dificuldades nas habilidades mais complexas da competência leitura.
Abstract: The search for quality in education is a goal that is linked to the performance of procedures that involve some form of evaluation. The State of Ceará has been developed, since 2007, the Literacy Program in Right Age – PAIC, whose main aim is literate children at the end of the 2nd year of elementary school. The state’s experience in developing this policy towards literacy inspired PNAIC, current Federal Government initiative. The Pact aims to alphabetize all children by the end of the 3rd year of elementary school, until the age of eight. Among the actions to achieve this goal is the application of a test that measures the level of literacy of children at the end of the 3rd year of elementary school: ANA – National Assessment of Literacy, which the results should serve to facilitate improvements in teaching and guiding training policies. This article brings some reflections about the results of ANA in the state of Ceará, applied in 2013, showing that the Ceará children at the end of the 3rd year, still showed difficulty in more complex skills of reading competence.
Descrição: BESSA, Sara Façanha; COSTA, Helen Cristina Vieira; JERONIMO, Hermógenes de Sousa; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: reflexões sobre os resultados da avaliação de leitura no Estado do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 684-698.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24577
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_sfbessa.pdf457,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.