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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Tereza Maria da Silva-
dc.contributor.authorQuintela, Natalia da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Denize de Melo-
dc.contributor.authorMarinho, Gabrielle Silva-
dc.date.accessioned2017-08-07T12:12:35Z-
dc.date.available2017-08-07T12:12:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFerreira, T. M. S.; Quintela, N. S.; Silva, D. M.; Marinho, G. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260907-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24571-
dc.descriptionFERREIRA, Tereza Maria da Silva; QUINTELA, Natalia da Silva; SILVA, Denize de Melo; MARINHO, Gabrielle Silva. Avaliações escolares: mitos e desafios, um processo contínuo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 314-331.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnseñanzaaprendizajept_BR
dc.titleAvaliações escolares: mitos e desafios, um processo contínuopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo objetiva apresentar conceitos que possam contribuir para a construção do significado de avaliação. Percebe-se a avaliação como um processo contínuo de ensinoaprendizagem, observável por meio dos níveis, modos e formas empregadas para avaliar. Contudo, visa tratar os programas e sistemas de avaliação nacionais: Prova Brasil e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apresentando suas justificativas, seus objetivos e metas, além das suas contribuições na educação brasileira. Os sistemas de avaliação do ensino foram criados, no Brasil, no fim da década de 80 e início da década de 90, pela necessidade de obter informações mais gerais sobre a educação. A pesquisa constitui-se como descritiva na abordagem qualitativa, a ser realizada por meio das técnicas pautadas na pesquisa bibliográfica. Como resultado principal, verifica-se que a avaliação configura-se como um ato que exige cuidado e deve ser adotada como instrumento auxiliador para o trabalho docente, pois o acompanha durante todo o processo de ensino e aprendizagem e favorece novas tomadas de decisões e melhorias no processo educativo.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene por objetivo presentar conceptos que contribuyen para la construcción del significado de evaluación. Percebese la evaluación como un proceso continuo de enseñanzaaprendizaje, observable mediante los niveles, modos y formas que pueden ser empleados para evaluar. Sin embargo, busca tratar de los programas y sistemas de evaluación nacionales: Prueba Brasil y Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB), presentando sus justificaciones, sus objetivos y metas, además de sus contribuciones en la educación brasileña. Los sistemas de evaluación del enseñanza fueron criados, en Brasil, al final de la década de 80 y en el comienzo de la década de 90, por la necesidad de tener informaciones más generales acerca de la educación. La investigación instituise como descriptiva en la abordaje cualitativa la ser realizado mediante las técnicas pautadas en la pesquisa bibliográfica. Como resultado más importante de este estudio, verificamos que la evaluación es un acto que se requiere precausion y debe ser adaptado como instrumento ayudante para trabajo de enseñanza, pues la acompaña durante todo proceso de enseñanza-aprendizaje y favorece nuevas conquistas y mejoras en lo proceso educativo.pt_BR
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