Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Walézia Lopes Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Lucijane Gomes de | - |
dc.contributor.author | Silva, Andréa Soares Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T11:46:34Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T11:46:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Souza, W. L. V.; Oliveira, M. L. G.; Silva, A. S. R. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260907 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24570 | - |
dc.description | SOUZA, Walézia Lopes Vasconcelos de; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Práticas avaliativas na ead: formação continuada para tutores de EAD em saúde do NUTEDS/UFC. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1549-1566. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of Distance Learning (DL) has been steadily growing as a teaching method in healthcare education, primarily due to the use of digital technologies as facilitators of the teaching-learning process. This study highlights the evaluative practices from the DL health tutor’s perspective, reflecting on the role of this professional in the planning and execution process of the DL evaluation and identifying the challenges they face to ensure the quality of evaluation processes in this type of education. The context of the study was the Continuing Education Course for DL Health Tutors carried out by the Health Technology and Distance Learning Center at the Federal University of Ceará (Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará – NUTEDS/ UFC) from July to December of 2014. The target audience was composed of the 41 participants of the Continuing Education Course, all active in DL specialized courses at the SUS Open University (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS). This course was taught in partnership with NUTEDS/UFC. The methodology used was composed of the qualitative analysis of the participation of the tutors in the discussion forum entitled “Evaluation of Learning in a Virtual Environment”. The speeches of the tutors were analyzed with the help of a tool called Wordle.com, through which it was possible to identify the most frequent content units in the dialogues of the people at that forum. It is believed that the approach to this subject in the continuing education process enabled the reflection on the tutor’s role in the evaluation of DL education courses and their impact on the quality and effectiveness of evaluations in this modality. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.subject | Assessment | pt_BR |
dc.title | Práticas avaliativas na ead: formação continuada para tutores de EAD em saúde do NUTEDS/UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Educação a Distância tem sido cada vez mais utilizada como modalidade de ensino na área da Saúde, principalmente em virtude do uso das tecnologias digitais como facilitadoras do processo de ensino -aprendizagem. O presente estudo destaca as práticas avaliativas na perspectiva do tutor da Educação a Distância em Saúde, refletindo sobre o papel desse profissional no processo de planejamento e execução da avaliação na Educação a Distância e identificando desafios por ele enfrentados para garantir a qualidade dos processos avaliativos nessa modalidade de ensino. O contexto do estudo foi o Curso de Formação Continuada para Tutores de Educação a Distância em Saúde realizado pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará, no período de julho a dezembro de 2014. O público-alvo foi constituído pelos 41 tutores participantes da formação, todos em atividade nos cursos de especialização a distância da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde ministrados em parceria com o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada consistiu na análise qualitativa da participação dos tutores no fórum de discussão intitulado “Avaliação da Aprendizagem em Ambiente Virtual”. As falas dos tutores foram analisadas com o auxílio da ferramenta Wordle.com, através da qual foi possível identificar as unidades de conteúdo mais frequentes no diálogo desses profissionais no referido fórum. Acredita-se que a abordagem desse tema no processo de formação continuada possibilitou a reflexão sobre o papel do tutor no processo de avaliação da aprendizagem em cursos de Educação a Distância e suas repercussões na qualidade e eficácia das avaliações nessa modalidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_wlvsouza.pdf | 583,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.