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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastilho, Vanessa Maria Redígolo-
dc.contributor.authorGarms, Gilza Maria Zauly-
dc.contributor.authorSantos, Uillians Eduardo-
dc.date.accessioned2017-08-04T20:52:57Z-
dc.date.available2017-08-04T20:52:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCASTILHO, Vanessa Maria Redígolo; GARMS, Gilza Maria Zauly; SANTOS, Uillians Eduardo. Avaliação na educação infantil: tecendo reflexões. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 132-154.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-090-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24567-
dc.description.abstractThe matter concerning the evaluation in early childhood education have become increasingly widespread in Brazil. It is very common to hear statements about the importance of evaluation, their effectiveness and present need, however, there are many questions and doubts about what is the best way to assess children so young. These doubts and anxieties prompted us to research and discuss about it. For a bibliographic and documentary research, initially presented a history of early childhood education in Brazil. As a result, expose and analyze some of the aspects and concepts of learning evaluation, we discuss the evaluation in kindergarten and finalized with the newly external evaluation for this stage of basic education. We conclude that there must be many discussions on the subject to better understand it and that both the assessment in kindergarten as the evaluation of early childhood education, here been translated into external evaluation, it is important and necessary, so that from them the teacher has subsidies for planning and (re)plan their teaching and for the realization of an effective practice that meets the needs of children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil: tecendo reflexõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs questões relativas à avaliação na Educação Infantil têm se tornado cada vez mais abrangente no Brasil. É muito comum ouvir afirmações sobre a importância da avaliação, sua eficácia e atual necessidade, entretanto, há muitas indagações e dúvidas sobre qual é a melhor maneira de avaliar crianças tão pequenas. Essas dúvidas e anseios instigaram a pesquisar e discutir sobre o assunto. Mediante uma pesquisa bibliográfica e documental, este estudo apresenta inicialmente um histórico da Educação Infantil no Brasil. Na sequência, expõe e analisa algumas das vertentes e concepções da avaliação da aprendizagem, discutindo a avaliação na Educação Infantil, e finaliza com a recém avaliação externa para essa etapa da Educação Básica. Conclui-se que é necessário haver muitas discussões sobre o assunto para melhor compreendê-lo e que tanto a avaliação na Educação Infantil como a avaliação da Educação Infantil, aqui já traduzida em avaliação externa, são importantes e necessárias para que, a partir delas, o professor tenha subsídios para planejar e (re)planejar sua prática pedagógica e para a efetivação de uma prática eficaz que atenda às necessidades das crianças.pt_BR
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