Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24564
Tipo: Dissertação
Título: Os Cocos no Ceará: dança, música e poesia oral em Balbino e Iguape
Título em inglês: The Cocos in Ceará: dance, music and oral poetry at Balbino and Iguape
Autor(es): Silva, Djanilson Amorim da
Orientador: Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Coco (Dança) – Identidade étnica;Coco (Dança) – Usos e costumes;Danças afro-brasileiras – Iguape (Aquiraz, CE);Oral Poetry;Ethnography
Data do documento: 2008
Resumo: Este estudo procura interpretar como é vivenciada uma prática cultural conhecida como “coco” pelas populações que habitam pequenas comunidades de pescadores no litoral cearense. Principalmente nas localidades de Iguape e Balbino, pertencentes aos municípios de Aquiraz e Cascavel, respectivamente. É uma interpretação antropológica, com o intuito de entender não apenas como a prática do coco proporciona uma produção específica de sujeitos sociais. Mas, seguindo uma via de mão dupla, como esses sujeitos experimentam e atualizam a brincadeira, herdada de seus antepassados, no atual contexto da especulação imobiliária, da indústria do turismo e das políticas culturais. A dança, a música e a poesia oral presente nos cocos. Os instrumentos musicais, as vestes, os significados vividos na brincadeira. O coco como um elemento de articulação social não apenas entre os seus brincantes, mas também entre estes e o público urbano dos centros culturais. O trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre Estado e brincantes, por meio das Políticas Culturais, e o papel dos intermediários (promotores de eventos) nesse processo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24564
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_dasilva.pdf503,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.