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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Duarte, Ana Rita Fonteles | - |
dc.contributor.author | Silva, Nicodemos Zacarias da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:59:02Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T14:59:02Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nicodemos Zacarias da. As Aranhas e as Vespas - a construção discursiva sobre moral, comportamento e gênero em Fortaleza (1840-1890). 2017. 282f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24471 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade - Fortaleza (CE) – Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Fortaleza (CE) –- Fortaleza (CE) – Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Restrições Sociais - Fortaleza (CE) – Séc. XIX | pt_BR |
dc.subject | Comportement | pt_BR |
dc.subject | Sexe | pt_BR |
dc.title | As Aranhas e as Vespas - a construção discursiva sobre moral, comportamento e gênero em Fortaleza (1840-1890) | pt_BR |
dc.title.alternative | Les Araignées et les Wasps: la construction discursive sur le comportement, la moralité et le sexe a Fortaleza (1840-1890) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa busca analisar o período da segunda metade do século XIX em Fortaleza, tendo como objeto principal a constituição discursiva sobre os códigos comportamentais e de moralidade, enquanto estratégia de combate aos comportamentos e às práticas geradoras de incômodo, perturbação e desordem pública. Nesse período, deu-se de forma mais ostensiva, em território nacional, a adoção de legislações que procuravam estabelecer uma política estrategicamente centrada na coerção de indivíduos e atos ditos perigosos à manutenção da ordem e da moral na sociedade. Centrando-nos na discussão de como se elaboravam novas formas de controle e de adequação social sobre as camadas populares da urbe fortalezense, intentamos analisar também como essa busca pela criminalização do desvio se dava ao mesmo tempo em que se legitimava e ratificava a manutenção de uma moral de caráter religioso tradicional. Buscamos perceber como esses discursos se traduziam em muito mais que práticas coercitivas e cerceadoras, mas como geradores de saberes sobre a organização social e balizadores na reelaboração de códigos de condutas aceitáveis para a sociedade local. Dessa forma, propomo-nos discutir como esses mesmos discursos tornavam-se, na sua maior parte, mantenedores e defensores de uma ordenação social que reafirmava relações díspares não apenas de classe, mas de gênero e de poder. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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