Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24452
Type: Dissertação
Title: Network effects, conformism and misbehavior in Brazilian classrooms
Authors: Santos, Luan Falcão Daniel
Advisor: Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Keywords: Conformism;Local-Average Model;Networks;Peer effects
Issue Date: 2016
Citation: SANTOS, Luan Falcão Daniel. Network effects, conformism and misbehavior in Brazilian classrooms. -2016. 79f. Dissertação (mestrado). - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Para entender de que forma as networks afetam o comportamento dos indiv duos, em espec co o comportamento de estudantes no ultimo ano do ensino m edio dentro da sala de aula, estimamos um modelo de Network e ects, o Localaverage Model para duas vari aveis comportamentais: fazer uma prova ou teste sem ter se preparado e colar em uma prova, a m de entender como o comportamento dos amigos de um indiv duo afeta o comportamento do mesmo. Encontrou-se uma efeito positivo e estatisticamente signi cante para o network e ect da probabilidade de se fazer uma prova ou teste sem ter se preparado, e um efeito positivo, mas n~ao signi cante para o network e ect da probabilidade de se colar em uma prova. Este resultado mostra que pol ticas ou a c~oes que visam a redu c~ao da probabilidade de um estudante fazer um exame sem se preparar tem o que se chama social multiplier e ect, pois al em dessa pol tica mudar o comportamento do estudante em rela c~ao a essa vari avel, sua mudan ca de comportamento afeta positivamente o comportamento das pessoas em sua network.
Abstract: For understanding how networks a ect the behavior of individuals, speci - cally the behavior os students in the last year of high school inside the classroom, we estimate a model of Network e ects, the Local-average model for two behavioral variables: doing an exam without being prepared and cheating in an exam, in order to understand how the behavior of individual's friends a ects his or her behavior. It was found a positive and statistically signi cant e ect for the network e ect of the probability of doing an exam without being prepared, and a positive, but not signi cant e ect for the network e ect of the probability of cheating in an exam. This result shows that policies or actions aiming the reduction of the probability of a student do an exam without being prepared have what is called social multiplier e ect, because besides this policy change the behavior of the student regarding this variable, his or her change of behavior a ects positively the behavior of people in his or her network.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24452
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_lfdsantos.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.