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Tipo: Dissertação
Título: Impacto do auxílio estudantil sobre a evasão e aprovação escolar: Uma análise dos CAMPI do IFCE que compoem a região metropolitana de Fortaleza entre 2013-2014
Autor(es): Pinho, José Adriano Carvalho de
Orientador: Benegas, Maurício
Palavras-chave: Ensino profissional de nível médio;Evasão escolar;Modelo Diferença em Diferenças
Data do documento: 2017
Citação: PINHO, José Adriano Carvalho de. Impacto do auxílio estudantil sobre a evasão e aprovação escolar: uma análise do CAMPI do IFCE que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza entre 2013-2014. -2017. 49f. Dissertação (mestrado profissional). - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2017.
Resumo: Uma das principais preocupações dos tomadores de políticas educacionais é a redução dos índices de evasão e reprovação dos discentes. Investigar sobre as causas dessa evasão, bem como elaborar políticas educacionais para o controle deste problema estão entre as principais agendas de pesquisa dos estudos relacionados ao assunto. Para controlar a evasão escolar, o IFCE oferece uma série de auxílios aos seus alunos como forma de motivá-los a frequentarem as aulas e aumentarem seu desempenho acadêmico. O principal objetivo deste trabalho é verificar se esses auxílios têm atuado de forma significativa na redução da evasão escolar e no aumento da aprovação dos alunos no período 2013-2014. Com uma amostra de alunos beneficiados (grupo de tratamento) e não beneficiados (grupo de controle) do ensino técnico profissionalizante de nível médio do IFCE nos campi de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, procurou-se quantificar o impacto da política de concessão dos auxílios sobre a evasão e aprovação através da metodologia dos modelos de diferenças em diferenças para os anos analisados. Os resultados obtidos apontam para uma diminuição da evasão nesse nível de ensino, ou seja, a concessão dos auxílios aos alunos do IFCE teve efeito negativo e estatisticamente significante sobre a evasão escolar. Em relação à aprovação, os resultados indicam um impacto positivo da política de auxílios sobre a aprovação dos alunos do ensino profissionalizante de nível médio do IFCE.
Abstract: One of the main concerns of education policy makers is to reduce dropout rates and failure of students. Investigate the causes of evasion and to develop educational policies to control this problem are among the leading research agendas of the studies related to the subject. To control truancy, the IFCE offers a number of aid to their students as a way to motivate them to attend classes and increase their academic performance. The main objective of this work is to verify that such aid would have worked significantly in reducing truancy and increasing adoption of the students in the period 2013-2014. With a sample of students benefited (treatment group) and not benefit (control group) the vocational technical high school level of IFCE on the campuses of Fortaleza, Caucaia and Maracanaú, we attempted to quantify the impact of granting the aid policy on evasion and approval by the methodology of the model differences in differences for the years analyzed. The results point to a reduction in dropout this level of education, i.e., the granting of aid to IFCE students had a negative and statistically significant effect on truancy. For the approval, the results indicate a positive impact of aid policy on the approval of students in vocational medium level IFCE. Keywords: Dropout.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24451
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