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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A arquivologia e os videogames: primeiras aproximações
Título em inglês: Archival science and videogames: first approaches
Autor(es): Santos Júnior, Roberto Lopes dos
Nunes, Vanderson Monteiro
Palavras-chave: Arquivologia;Videogames;Jogos eletrônicos;Preservação digital
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Informação em Pauta
Citação: SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos; NUNES, Vanderson Monteiro. A arquivologia e os videogames: primeiras aproximações. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 148-168, jul./dez. 2016.
Resumo: Análise, baseado em levantamento bibliográfico, e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando, preliminarmente, o “estado da arte” das pesquisas e trabalhos ligados à Arquivologia (e a áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia) sobre os videogames. A pesquisa objetiva visualizar onde a Arquivologia e os videogames possuem aproximação ou interseção nos campos teórico e prático. Inicialmente, foi feito breve estudo histórico sobre a origem e evolução dos jogos eletrônicos, entre a segunda metade do século XX e os primeiros anos do século XXI. Posteriormente, foram analisadas as principais temáticas localizadas na literatura arquivística sobre os videogames, separadas, respectivamente, nas pretensas características documentais dessas mídias, dos aspectos teóricos ligados à preservação dos videogames, e sobre as estratégias de emulação, encapsulamento e da utilização de repositórios e museus tecnológicos para o armazenamento desses suportes. O trabalho identificou a existência, principalmente após 2005, de estudos ligados à Arquivologia norte-americana e europeia, indicando a necessidade de análises aprofundadas sobre diferentes características presentes nos videogames, apesar dos objetivos e das premissas que consolidem a aproximação dessas pesquisas ainda estarem em fase de desenvolvimento, e que as práticas de preservação digital dos videogames são consideradas um importante elo de aproximação entre esses suportes e a Arquivologia. O levantamento indicou também que a temática possui potencial de desenvolvimento na Arquivologia brasileira.
Abstract: Analysis, based on literature review, of secondary sources, identifying, preliminarily, the “state of art” of researches produced by Archival Science (and the correlated areas, as librarianship and Information Science) about videogames, focused on the documentary aspects present in this objects, and their preservation. This research aims to analyze the theoretical and practical proximity between Archival Science and the videogames. Initially, it was made an historical analysis about the origins and development of the electronic games. After that, it was discussed, based on the Archival Science approach, the supposed documental characteristics of this media, the theoretical aspects of electronic games preservation, and the strategies of emulation, encapsulation, and utilization of repositories and technical museums to videogames. This research found that the Archival Science in United States and Europe, after 2005, produced works suggesting the preservation of different characteristics presents in videogames, despite of some objectives and procedures that have consolidated the proximity of Archival Science and this kind of media that are still in discussion, and that the digital preservation practices are considered an important proximity factor between videogames and the Archival Science. This study also indicates that the topic has potential to be expanded in future researches produced by the Archival Science field in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24425
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

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