Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24424
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era de cultura da participação
Título em inglês: The Salzburg curriculum to librarians in a culture of participation age
Autor(es): Prado, Jorge Moisés Kroll do
Palavras-chave: Biblioteconomia;Currículo profissional;Cultura da participação;Bibliotecário - competências
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Informação em Pauta
Citação: PRADO, Jorge Moisés Kroll do. O currículo de Salzburg para bibliotecários numa era de cultura da participação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 131-147, jul./dez. 2016.
Resumo: Traz uma breve apresentação do que foi a construção do Currículo de Salzburg, os atores envolvidos e o procedimento de trabalho para a construção de um currículo para bibliotecários que pautasse a era da cultura da participação. Em seguida, traz a tradução completa do Currículo com as seis competências principais: engajamento social transformador; tecnologia; gestão para a participação (competências profissionais); gestão de ativos; habilidades culturais e conhecimento; aprendizagem e inovação. Finaliza com considerações sobre a importância dessas competências no perfil profissional do bibliotecário, como elas podem ser desenvolvidas e qual o papel dos cursos de graduação.
Abstract: This article provides a brief presentation about the construction of The Salzburg Curriculum, the actors involved and the working procedure for the construction of a curriculum for librarians about the context of culture of participation. Then it brings the full translation of the curriculum with its six main competences: transformative social engagement; technology; management for participation (professional competences); asset management; cultural skills and knowledge; learning and innovation. It concludes with considerations about the importance of these competences in the professional librarian profile, how it can be developed and the role of undergraduate courses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24424
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_jmkprado.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.