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dc.contributor.authorPinheiro, Carlos Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2017-07-28T12:50:15Z-
dc.date.available2017-07-28T12:50:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPinheiro, C. E. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24410-
dc.descriptionPINHEIRO, Carlos Eduardo Silva. Gestos manuais aplicados ao ensino de língua estrangeira: estratégias de produção de insumo compreensível. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 5 esp., p. 149-166, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at reflecting on the importance of hand gestures associated with speaking in foreign language teaching. Considering a scenario in which the teacher makes use of the target language in most communicative interactions established with the apprentices, we intend to analyze the influence of gestures in producing comprehensible input. In this study, we call upon the reflections of Callegari (2006) and Schütz (2014) on the theoretical model of second language acquisition proposed by Stephen Krashen (1985, 1987) and studies of Pereira (2010) and Lima and Cruz Santos (2012), on the relationship between gesture, speech and cognitive processes in the evolution of language competence. The stages of our research are defined as follows: identify the presence of hand gestures in a video in which Krashen performs two exercises in German for native English speakers. Then we analyze the gestures observed leaving the functions proposed by Pereira (2010) and Lima and Cruz Santos (2012), namely, the disambiguation of the message content, the organization of speech, marking related and exploitation of imagery in preparing the content of speech.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino de Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectGestos manuaispt_BR
dc.subjectModelo do Monitorpt_BR
dc.subjectForeign Language Teaching Methodologypt_BR
dc.titleGestos manuais aplicados ao ensino de língua estrangeira: estratégias de produção de insumo compreensívelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva refletir sobre a importância dos gestos manuais associados ao discurso no ensino de língua estrangeira. Considerando um cenário no qual o professor faz uso da língua-alvo na maior parte das interações comunicativas que estabelece com os aprendizes, pretendemos analisar a influência da gestualidade na produção de insumo compreensível. Neste estudo, convocamos as reflexões de Callegari (2006) e Schütz (2014), sobre o modelo teórico de aquisição de segunda língua proposto por Stephen Krashen (1985; 1987) e os estudos de Pereira (2010) e Lima e Cruz Santos (2012), sobre as relações entre gesto, discurso e os processos cognitivos na evolução da competência linguística. As etapas da nossa pesquisa são assim definidas: identificaremos a presença de gestos manuais em um vídeo no qual Krashen realiza dois exercícios em alemão para falantes nativos do inglês. Em seguida, analisaremos os gestos observados partindo das funções propostas por Pereira (2010) e Lima e Cruz Santos (2012), quais sejam, a desambiguação do conteúdo da mensagem, a organização do discurso, a marcação de referentes e a exploração da imageria na elaboração do conteúdo da fala.pt_BR
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