Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Luciano Pereira-
dc.contributor.authorTrescastro, Lorena Bischoff-
dc.date.accessioned2017-07-27T15:20:22Z-
dc.date.available2017-07-27T15:20:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNunes, L. P.; Trescastro, L. B. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24373-
dc.descriptionNUNES, Luciano Pereira; TRESCASTRO, Lorena Bischoff. Do filme à história em quadrinhos: um trabalho de retextualização no 4º ano do ensino fundamental. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 2, p. 353-369, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents didactic proposal for retextualization based on the production of comics from a movie assisted by students from the 4th grade of elementary school. Two questions guided the study: (1) how to perform a study of retextualization? (2) what to do for students to write texts? The study is based on Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Moraes (2004), Ramos (2012) and Rojo (2006). In the data analysis, it can show the possibility of a didactic work retextualization a movie in comics and writing associated with the design with the use of verbal and non-verbal languages.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.titleDo filme à história em quadrinhos: um trabalho de retextualização no 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta uma proposta didática de retextualização baseada na produção de histórias em quadrinhos a partir de um filme assistido por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Duas questões nortearam o estudo: (1) como realizar um estudo de retextualização? (2) o que fazer para que os alunos escrevam textos? O estudo está fundamentado em Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Moraes (2004), Ramos (2012) e Rojo (2006). Na análise dos dados, pode-se evidenciar a possibilidade de um trabalho didático de retextualização de um filme em história em quadrinhos e da escrita associada ao desenho com o uso das linguagens verbal e não verbal.pt_BR
dc.title.enFrom the movie to comic books: a work of retextualization in the 4th grade of elementary schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lpnuneslbtrescastro.pdf843,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.