Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Vinicius da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-27T13:57:22Z-
dc.date.available2017-07-27T13:57:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVieira, V. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24350-
dc.descriptionVIEIRA, Vinicius da Silva. A ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos das séries finais do ensino fundamental. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 1, p. 148-167, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis study is about the Portuguese orthography teaching in textbooks for young and adult education, based in a reflexive approach about the teachinglearning process of writing, defended by Morais (2002). The purpose of this work was to identify and analyze how the Portuguese orthography has been approached in a collection of textbooks of Portuguese for young and adult education. The material chosen to do this study was the collection Tempo de Aprender, by the publishing company IBEP, PNLD-EJA, of the final grades of middle school (6th to 9th grades). The material was analyzed according to two categories: the type of the activities and how the matches between letter and sound must be approached in the spelling tasks, according to Morais (2002). It was noticed that, in the examined materials, there were few sections about orthography (writing) subject, besides presenting an irregular distributions of the matches between letter and sound along the tasks.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSpellingpt_BR
dc.titleA ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos das séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata do ensino de ortografia nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos, com base em uma abordagem reflexiva acerca do ensinoaprendizagem de ortografia, defendida por Morais (2002). O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar a maneira como vem sendo abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa voltada para a Educação de Jovens e Adultos. O material escolhido para estudo foi a coleção “Tempo de Aprender”, da editora IBEP, PNLD-EJA, das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O material em estudo foi analisado a partir de duas instâncias: a natureza das atividades e formas de estudo das correspondências letrasom, segundo Morais (2002). Notou-se que, nos materiais examinados, havia poucas seções abrangendo o assunto de ortografia, além de uma distribuição irregular das correspondências letra-som ao longo dos exercícios.pt_BR
dc.title.enPortuguese orthography in textbooks for young and adult education of middle schoolpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_vsvieira.pdf729,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.