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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Anderson Cristiano da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T13:54:04Z | - |
dc.date.available | 2017-07-27T13:54:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. C. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24349 | - |
dc.description | SILVA, Anderson Cristiano da. Atividades sobre sinais de pontuação em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa (anos finais). Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 6, v. 6, n. 1, p. 127-145, jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper describes the didactic approaches on the punctuation marks found in volumes from 6th to 9th year of two collections: Português: uma proposta para o letramento, by Magda Soares, and Português: linguagens, by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. In support of our investigation, the research has theoretical framework the contributions of Dialogic Discourse Analysis, taking as input some key concept developed by Bakhtin's Circle: discourse genres. From the methodological perspective, two axes were proposed: a) presentation of the keyword; b) description of the discursive enunciation-didactic approaches on the use of punctuation in two collections listed. The results show considerable differences in approach to the punctuation signs of the content between the two collections, which highlight the heterogeneous distribution of content in different grades, and the concentration given to the oral modality in Português: uma proposta para o letramento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise dialógica do discurso | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Sinais de pontuação | pt_BR |
dc.subject | Dialogic discourse analysis | pt_BR |
dc.title | Atividades sobre sinais de pontuação em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa (anos finais) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho descreve as abordagens didáticas sobre os sinais de pontuação encontradas nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, e Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa tem como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso, tendo como aporte um conceito-chave desenvolvido por Bakhtin e o Círculo: gêneros discursivos. Da perspectiva metodológica, foram propostos dois eixos: a) apresentação do conceito chave b) descrição enunciativo-discursiva das abordagens didáticas sobre o emprego da pontuação nas duas coleções elencadas. Os resultados apontam diferenças consideráveis na abordagem sobre o conteúdo da pontuação entre as duas coleções, das quais destacamos a distribuição heterogênea do conteúdo em volumes escolares distintos, bem como a concentração dada à modalidade oral na coleção Português: uma proposta para o letramento. | pt_BR |
dc.title.en | Punctuation marks activities in two textbook collections of mother tongue (middle school) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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