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dc.contributor.authorSilva, Alba Valéria Tinoco Alves-
dc.date.accessioned2017-07-27T11:32:35Z-
dc.date.available2017-07-27T11:32:35Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, A. V. T. A. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24327-
dc.descriptionSILVA, Alba Valéria Tinoco Alves. A linguagem do humor e do desejo em Dona Flor e seus Dois Maridos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 5, v. 5, n. esp., p. 76-87, ago./dez. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to propose a reading of the novel Dona Flor e seus dois maridos by Jorge Amado, guided by two of its constituent elements: the construction of the comic characters from the point of view of their obsessive traits and the representation of desire based on the love triangle played by Dona Flor, the teacher of culinary, and her two husbands, Waldomiro dos Santos Guimarães, also called Vadinho, and Teodoro Madureira, the pharmacist. To account for these aspects, the theoretical framework of this paper follows two different strands. In terms of erotic language, the main reference is the work of Affonso Romano de Sant’Anna, O canibalismo amoroso,1984. On the side of the construction of humor, the main references are Vilma Áreas, Iniciação à comédia, 1999; Vladimir Propp, Comicidade e riso, 1992, and Cleise Mendes, A gargalhada de Ulisses, 2008.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectDesirept_BR
dc.titleA linguagem do humor e do desejo em Dona Flor e seus Dois Maridospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma proposta de leitura do romance Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado, norteada por dois de seus elementos constitutivos: a construção da personagem cômica a partir de um traço obsessivo e a representação do desejo a partir do triângulo amoroso vivido por Dona Flor, a professora de Arte Culinária, e seus dois maridos, Waldomiro dos Santos Guimarães, de apelido Vadinho, e Teodoro Madureira, o farmacêutico. A natureza bifurcada desta proposta é inspirada em uma declaração do próprio romancista, feita nas páginas introdutórias da obra, que é o seu décimo terceiro romance, publicado em 1966. Ele afirma que tudo que quis, como ficcionista, foi fixar “aspectos do viver baiano e, em companhia dos leitores, sorrir à custa de certas ambições e hábitos da pequena burguesia definitivamente sem jeito; de vez em quando, enternecer-se com essa ou aquela figura torta porém humana” (AMADO, 2000a, p. VIII). O objetivo deste trabalho é justamente analisar a linguagem do romance, pondo em evidência o modo como estão representados os lances mais pitorescos desse jogo entre o humor e o desejo. Para dar conta desses aspectos, o referencial teórico do trabalho segue por duas vertentes. Na vertente da linguagem erótica, destaca-se a obra de Affonso Romano de Sant´Anna, O canibalismo amoroso,1984. Pelo lado da construção do humor, as referências principais são Vilma Áreas, Iniciação à comédia, 1999; Vladimir Propp, Comicidade e riso, 1992, e Cleise Mendes, A gargalhada de Ulisses, 2008.pt_BR
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