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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Rhávila Rachel Guedes-
dc.contributor.authorPedrosa, Larissa Moraes-
dc.contributor.authorReis, Danielly Gomes dos-
dc.contributor.authorSilva, Djamara Virginia F. da Rocha-
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Amanda de Souza-
dc.contributor.authorAraújo, Denise Lino de-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:53:43Z-
dc.date.available2017-07-26T14:53:43Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAlves, R. R. G.; Pedrosa, L. M.; Reis, D. G.; Silva, D. V. F. R.; Silva, J. A. S.; Araújo, D. L. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24287-
dc.descriptionALVES, Rhávila Rachel Guedes; PEDROSA, Larissa Moraes; REIS, Danielly Gomes dos; SILVA, Djamara Virginia F. da Rocha; SILVA, Jéssica Amanda de Souza; ARAÚJO, Denise Lino de. O ensino da colocação pronominal: aplicação de SD em turmas de terceiro ano do ensino médio. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 2, p. 166-187, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this article is to describe and analyze a teaching experience on pronoun placement in two groups of 3rd year of high school. The experience was guided by the concepts of Teaching Sequence (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004), Language Analysis (Kemiac and Lino de Araujo, 2010) and linguistic variation (Patriot, 2009, and Bagno, 2013). This experience focuses on the teaching of linguistic usage analysis of cases of enclisis, proclisis and mesoclisis, in many situations use; for this, the notion ofTS was reviewed and, based on Cunha (2012), it is understood as a set of organized activities to achieve a learning goal. The data analyzed stem from the ongoing evaluation of the SD, which led to the redirection of planning. The results indicate that the initial and final simulated were not the best indicators of learning. An activity of fixation made on the sixth module of SD presented the most reliable indicators of learning. Thus the conclusion is that diagnostics can not function as good indicators for the evaluation of a SD.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectColocação pronominalpt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectTeaching sequencept_BR
dc.titleO ensino da colocação pronominal: aplicação de SD em turmas de terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é o de descrever e de analisar uma experiência de ensino sobre a colocação pronominal em duas turmas de 3º ano de ensino médio. A experiência pautou-se pelos conceitos de Sequência Didática - SD (DOLZNOVERRAZ;SCHNEUWLY, 2004), de Análise Linguística (KEMIAC;LINO DE ARAÚJO, 2010) e variação linguística (PATRIOTA, 2009;BAGNO, 2013). Essa experiência tem como foco o ensino de análise linguística de uso dos casos de ênclise, próclise e mesóclise, em diversas situações uso. Para isso, a noção de SD foi redimensionada e, com base em Cunha (2012), é entendida neste trabalho como conjunto de atividades organizado para alcançar um objetivo de aprendizagem. Os dados analisados resultam da avaliação contínua da SD, que levou ao redirecionamento do planejamento. Os resultados apontam que os simulados inicial e final não se mostraram os melhores indicadores de aprendizagem. Uma atividade de fixação realizada no sexto módulo da SD apresentou os indicadores mais seguros da aprendizagem. Assim, a conclusão é a de que diagnósticos podem não funcionar como bons indicadores para a avaliação de uma SD.pt_BR
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