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dc.contributor.authorDias, Luiz Antonio Xavier-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:46:27Z-
dc.date.available2017-07-26T14:46:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDias, L. A. X. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24283-
dc.descriptionDIAS, Luiz Antonio Xavier. Crenças e atitudes linguísticas no uso dos róticos de professorandos de Jacarezinho - PR. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 2, p. 90-104, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.description.abstractPhonetic choices realized by a person in a speech community are usually labeled in a positive or negative way, demonstrated by linguistic attitudes. Based on the methodology of Sociolinguistics Variationist, this article aims to assess the beliefs and attitudes of teachers and students from “Universidade Estadual do Norte do Paraná”, campus Jacarezinho regarding the use of rhotics in coda. Were interviewed four informants from Jacarezinho-PR, two teachers and two students. Afterwards, the record was done, the description and analysis of the variants of /r/ in coda. Then, we analyze the answers given by the informants from specific questions about language beliefs. Finally, we note that the majority of the interviewed are faithful to their origins and does not disguise the produced variant, however, they are still filled with prejudices and beliefs about a “better” or “worse” speech.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrenças e atitudes linguísticaspt_BR
dc.subjectVariedades linguísticaspt_BR
dc.subjectRóticospt_BR
dc.subjectBeliefs and linguistics attitudespt_BR
dc.titleCrenças e atitudes linguísticas no uso dos róticos de professorandos de Jacarezinho - PRpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs escolhas fonéticas que são realizadas por um indivíduo em uma comunidade de fala geralmente são rotuladas de forma positiva ou negativa, demonstrada por atitudes linguísticas. Tendo como base a metodologia da Sociolinguística Variacionista, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as crenças e as atitudes de professores e alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho em relação à utilização de róticos em coda silábica. Para tanto, foram entrevistados quatro informantes de Jacarezinho–PR, dois professores e dois alunos e, posteriormente foi realizado o registro, a descrição e a análise das variantes do /r/ em coda silábica. Na sequência, analisamos as respostas dadas por esses informantes a perguntas específicas sobre crenças linguísticas. Por fim, constatamos que a maioria dos entrevistados é fiel a suas origens e não disfarça a variante que produz, todavia, ainda estão recheados de preconceitos e crenças de um falar “melhor” ou “pior”.pt_BR
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