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dc.contributor.authorNobre, Kennedy Cabral-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:38:14Z-
dc.date.available2017-07-26T14:38:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNobre, K. C. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24278-
dc.descriptionNOBRE, Kennedy Cabral. Ressonâncias dialógicas da cultura popular e do carnaval na web. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 2, p. 8-22, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.description.abstractAccording to Bakhtin, the Rabelais and Dostoevsky’s poetics descended directly from a traditional oral literature and they are intimately linked to the carnival festivities and rites, reflecting more than aesthetic and stylistic aspects: cultural aspects. In this context, the aim of this paper is to apply the concept of carnivalization (Bakhtin, 2005; 2010a; 2010b) to textual - discursive practices produced and disseminated on the web, more specifically in comic sites, blogs and wikis. We found that the categories of the carnivalization (present, subversion, parody and polyphony) are productive for a better understanding of texts produced on the web. The results we got show that aspects of popular culture are consolidated in the social unconscious - something verifiable by both producers comic texts and by the diffusers such texts, which take advantage of the collaborative nature of Web 2.0 to disseminate and perpetuate the popular comic culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarnavalizaçãopt_BR
dc.subjectSites, blogs e wikispt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleRessonâncias dialógicas da cultura popular e do carnaval na webpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConforme Bakhtin, as poéticas de Rabelais e de Dostoiévski descendem diretamente de uma literatura folclórica tradicionalmente oral e popular intimamente ligada aos festejos e ritos carnavalescos, refletindo, mais que aspectos estético-estilísticos, aspectos culturais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é aplicar o conceito de carnavalização (BAKHTIN, 2005, 2010a; 2010b) a práticas textual-discursivas produzidas para além do âmbito literário e disseminadas na web, mais especificamente em sites de humor, blogs e wikis. Verificamos que as categorias relativas à carnavalização, a saber, atualidade, subversão, paródia e polifonia são produtivas para um melhor entendimento de textos produzidos na web. Os resultados aos quais chegamos apontam que aspectos da cultura popular encontram-se consolidados no inconsciente social – algo verificável tanto por parte dos produtores dos textos carnavalizados quanto por parte dos difusores de tais textos, os quais se aproveitam do caráter colaborativo da web 2.0 para disseminar e perpetuar a cultura cômica popular.pt_BR
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