Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Marco Túlio Ferreira da-
dc.contributor.authorSilva, Jassira Braz da-
dc.date.accessioned2017-07-25T14:44:42Z-
dc.date.available2017-07-25T14:44:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSilva, J. B.; Costa, M. T. F. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24252-
dc.descriptionSILVA, Jassira Braz da. Habitus docente no ensino de música. 2016. 68f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará,Programa de Pós-graduação em Artes (PROFARTES), Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims at explaining teachers’s habitus in the teaching of music, analyzing the cognitive, physical and ethical-political revealed in pedagogical intervention projects, from our own experiences, in music teaching in Elementary Education, conducted from 2000 to 2014, as follows: "Experiencing and Understanding Music"; "Music Education: an experience with movement and rhythym"; "Reading and Communication: rethinkink the reading act" and "Our community in text, image and sound". It aims to distinguish interactions, contextualize teaching-learning materials and time and identify attitudes formation. It uses the method of life stories and training, adopting an autobiographical character, bounded by the exploitation of territories of "I educator", analyzing the narrative journey with emphasis on the establishment of a teacher musical habitus. It is taken as a basic reference, Bourdieu (1983) with the concept of habitus and Schön (1983), with the concept of reflective teacher. In this research, it is expected which unveil knowledge and expertise, mobilized practices and theories in music education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAutobiográfiapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectReflective teacherpt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.titleHabitus docente no ensino de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa objetiva explicitar o habitus docente no ensino de música, analisando os aspectos cognitivos, corporais e éticos-políticos revelados nos projetos de intervenção pedagógica, de autoria própria, no ensino de música na Educação Básica, realizados de 2000 a 2014, sendo eles: “Vivenciando e Compreendendo Música”; “Ensino de Música: uma experiência com movimento e ritmo”; “Leitura e Comunicação: redimensionando o ato de ler” e “Nossa comunidade em texto, imagem e som”. Visa distinguir interações,contextualizar materiais e tempos de ensino-aprendizagem e identificar atitudes do percurso formativo. Utiliza o método de histórias de vida e formação, adotando um caráter autobiográfico, delimitada pela exploração dos territórios do “eu educador”, analisando o percurso narrativo com ênfase na constituição de um habitus musical docente. Toma-se como referência basilar Bourdieu (1983) com o conceito de habitus, e Schön (1983) com conceito de professor reflexivo. Dessa pesquisa, espera-se que desvele conhecimentos e saberes,práticas e teorias mobilizadas no ensino de música.pt_BR
dc.title.enTeaching habitus in music educationpt_BR
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_jbsilva.pdf875,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.