Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24242
Tipo: Dissertação
Título: Invenções democráticas pela periferia: a Rede Desenvolvimento Sustentável do Grande Bom Jardim
Título em inglês: Democratic Inventions through the periphery: the Rede Bom Desenvolvimento Sustentável de Grande Bom Jardim
Autor(es): Carlos, Caio Anderson Feitosa
Orientador: Paulino, Antonio George Lopes
Palavras-chave: Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim;Movimentos sociais - Bom Jardim(Fortaleza,CE);Jovens pobres - Bom Jardim(Fortaleza,CE)
Data do documento: 2014
Citação: Carlos, Caio Anderson Feitosa. Invenções democráticas pela periferia: a Rede Desenvolvimento Sustentável do Grande Bom Jardim. 2014. 191f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: Este pesquisa objetiva refletir sobre práticas políticas em uma região de bairros vizinhos em que se conformou um território na periferia de Fortaleza, uma das cidades mais desiguais do Brasil e do mundo.1 O território é o do Grande Bom Jardim, que compreende os bairros Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira, ao sudoeste da capital, estes são significativos nessa conformação de desigualdade e segregação urbana na paisagem local, bem como nos investimentos de controle de população e gestão do cotidiano por variados atores – Estado, política, mundo do crime e as ‘práticas de liderança e representação política local’. Este território é uma das áreas de maior atenção pública das últimas duas décadas na cidade, em razão de suas condições socioeconômicas, dos desafios para as políticas públicas e a crescente ampliação, sobretudo, dos índices que confirmam um acirramento de conflitos e violência letal.2 De território estigmatizado, lente central da atenção lançada ao lugar/território e seus moradores por múltiplas maquinarias difusoras de discursos (imprensa, universidade e Estado), tornando-se espaço privilegiado para práticas de conhecimento acadêmico e desenvolvimento de políticas de públicas de controle de população; como também, na esteira de atenção pública, é referência pelo seu histórico de organização comunitária, movimentando diversas iniciativas de engajamento político e práticas de representação de seus moradores sobre este lugar na cidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24242
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_cafcarlos.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.