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dc.contributor.authorColombo, Silmara Regina-
dc.contributor.authorViel, Tânia Sofia-
dc.date.accessioned2017-07-24T13:27:50Z-
dc.date.available2017-07-24T13:27:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationColombo, S. R.; Viel, T. S. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24219-
dc.descriptionCOLOMBO, Silmara Regina; VIEL, Tânia Sofia. Letramento além da alfabetização: a ficha de cadastro como gênero textual. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 1, p. 180-191, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the perspective of literacy beyond the initial literacy, since, as a social practice of reading and writing, it is understood that this perspective should cover all stages of basic education and not be restricted to discussion around alphabetize versus literacy. Apart from considerations of literacy in the Brazilian educational panorama based on formulations Soares, Kleiman and Rojo, and the use of ICT (Information and Communication Technology) as a teaching tool, the text presents the report of an experiment conducted with students in the fourth grade of elementary school, in a public school Sertaozinho-SP, from the genre registration form which had as result a significant learning about personal data and address. It is concluded that projects guided by an approach to assign function to social practices of reading and writing are necessary and viable in all stages of schooling.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectPrática de escritapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleLetramento além da alfabetização: a ficha de cadastro como gênero textualpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo analisar a perspectiva do letramento além da alfabetização inicial, uma vez que, como prática social de leitura e escrita, entende-se que essa perspectiva deva abranger todas as etapas da educação básica e não se restringir à discussão em torno de alfabetizar versus letrar. Além de considerações sobre o letramento no panorama educacional brasileiro fundamentadas nas formulações de Soares, Kleiman e Rojo), e sobre a utilização das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta didática, o texto traz o relato de uma experiência realizada com alunos do quarto ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Sertãozinho-SP, a partir do gênero textual ficha de cadastro que teve como resultados uma significativa aprendizagem sobre dados pessoais e de endereço. Conclui-se que projetos pautados por uma abordagem que vise atribuir função social às práticas de leitura e escrita são necessários e viáveis em todas as etapas de escolarização.pt_BR
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