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dc.contributor.authorAvelar, Marcus Vinicius-
dc.date.accessioned2017-07-24T12:57:15Z-
dc.date.available2017-07-24T12:57:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAvelar, M. V. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24211-
dc.descriptionAVELAR, Marcus Vinicius. Identidades sociais e(m) interações linguísticas: negociando identidades em chamadas telefônicas de serviço. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 4, v. 4, n. 1, p. 57-81, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates how speakers negotiate identities in social interaction. Specifically, it aims at understanding which linguistic strategies interactants use in the negotiation of identities in two telephone-mediated service encounters. This research was conducted through the combination of three distinct, but compatible paradigms: conversational analysis, sociolinguistics and linguistic anthropology. I argue that, in the interactions investigated, there is complementarity and tension between local identities (consumer/call taker) and social identities that transcend the call itself (geographic origin and social class). I conclude that code switching is the linguistic tool interlocutors prefer to forge local identities, especially when these identities relate to those that transcend the service call.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise conversacionalpt_BR
dc.subjectComunicação interpessoalpt_BR
dc.subjectIdentidades sociaispt_BR
dc.subjectConversational analysispt_BR
dc.titleIdentidades sociais e(m) interações linguísticas: negociando identidades em chamadas telefônicas de serviçopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo investiga como identidades são negociadas em contextos de interação social. Especificamente, objetiva-se compreender quais são as estratégias linguísticas empregadas na negociação de identidades em duas interações telefônicas de solicitação de prestação de serviço. A pesquisa é desenvolvida a partir do diálogo de três áreas distintas, porém compatíveis: análise conversacional, sociolinguística e antropologia linguística. Argumenta-se que, nas interações estudadas, há complementaridade e tensão entre identidades locais (cliente/prestador de serviço) e identidades sociais que transcendem o telefonema (origem geográfica e classe social). Conclui-se que a alternância de códigos é o principal recurso linguístico utilizado pelos interlocutores para forjar identidades locais, especialmente quando estas se relacionam a identidades sociais que transcendem o contato telefônico.pt_BR
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