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dc.contributor.authorDowell, João Augusto Anchieta Amazonas Mac-
dc.date.accessioned2017-07-24T12:32:04Z-
dc.date.available2017-07-24T12:32:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDowell, J. A. A. A. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24200-
dc.descriptionDOWELL, João Augusto Anchieta Amazonas Mac. A questão de Deus no pensamento de Paul Gilbert. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 8, n. 15, p. 145-158, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work examines the idea of God in Paul Gilbert’s thought from his early articles focused on Saint Anselm to his last texts addressing the contributions of Heiddeger and Levinas to the topic at stake. In his mature thoughts, Gilbert adopted Phenomenology as the fundamental method of metaphysics and resorted to the use of terms such as gift, attraction, liberty and transparency assuming the forms they are presented in the phenomenological tradition. In relation to Gilbert’s account of the concept of God, it is not clear whether he thought that the metaphysical discourse should strictly indicates a maius that grounds the dynamic ascension of the spirit or believed the spirit should recognize the condescendence of the divine Other who comes to us in the gift of truth and life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectTranscendencept_BR
dc.titleA questão de Deus no pensamento de Paul Gilbertpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo trata da ideia de Deus no pensamento de Paul Gilbert, desde os primeiros textos sobre Santo Anselmo até os últimos trabalhos sobre Heidegger e Levinas. Em seu pensamento maduro, Paul Gilbert acaba adotando a fenomenologia como método fundamental da metafísica, recorrendo a termos como dom, atração, liberdade e transparência. Em relação ao conceito de Deus, não fica claro, porém, se o discurso metafísico deve apenas apontar para um maius que fundamenta o dinamismo ascensional do espírito ou se, ainda, deve reconhecer a condescendência do Outro divino que vem ao nosso encontro no dom da verdade e da vida.pt_BR
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