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dc.contributor.authorJesus, João Eudes Rocha de-
dc.date.accessioned2017-07-24T12:19:18Z-
dc.date.available2017-07-24T12:19:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJesus, J. E. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24196-
dc.descriptionJESUS, João Eudes Rocha de. Sabedoria e transcendência: uma proposta às inquietações do homem contemporâneo. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 8, n. 15, p. 72-92, jan./jun. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work is purported to address issues related to the fact that the contemporary world adopted a more pragmatic and techno-scientific world view disregarding reflection and critical thinking. Therefore, the views currently prevailing shy away from wisdom understood as a restless search for a type of knowledge that offers grounds to guide human actions in a way that favors the flourishment of human existence. It will be argued that the modernity distanced itself from wisdom by associating an individualistic perspective with a scientific approach divorced from the preoccupation with the meaning of life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectSabedoriapt_BR
dc.subjectTranscendênciapt_BR
dc.subjectEthicpt_BR
dc.subjectWisdompt_BR
dc.titleSabedoria e transcendência: uma proposta às inquietações do homem contemporâneopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto tem por objetivo tratar da problemática da sabedoria que parece ter sido esquecida no mundo contemporâneo dado mais ao pragmatismo que a reflexão, privilegiando mais o saber tecnocientífico do que o pensamento crítico e reflexivo. A sabedoria consiste na busca incansável do saber, não apenas na dimensão epistemológica, mas de um saber que sirva para a vida, que ofereça o guia, os critérios e os fundamentos para um agir pertinente, capaz de realizar plenamente a existência humana. A racionalidade moderna procurou encontrar tal resposta no individualismo e na razão tecnocientífica perdendo de vista a questão da sabedoria, do saber significativo para a vida.pt_BR
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