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dc.contributor.authorAraújo, Bárbara Del Rio-
dc.date.accessioned2017-07-21T15:02:53Z-
dc.date.available2017-07-21T15:02:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAraújo, B. D. R. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24172-
dc.descriptionARAÚJO, Bárbara Del Rio. O procedimento irônico como estratégia da forma polifônica em Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévski. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 2, p. 139-150, ago./dez. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to study the ironic procedure as a possible strategy to evidence the polyphonic plane. Observed by the bakhtiniana theory, the Fiodor Dostoievski novel construction configures in the composed narrative structure the dialogic relation among equipollent consciences, showing points-of-view related. Therefore, we seek to analyze how the ironic artifice – aesthetic and critic element – activing in the object representation and reflection about the way to represent it, becoming a mechanism to articulate these multiple voices in the narrative Memórias do Subsolo (2000).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIronia formalpt_BR
dc.subjectPolifoniapt_BR
dc.subjectMemórias do Subsolopt_BR
dc.subjectPolyphonept_BR
dc.titleO procedimento irônico como estratégia da forma polifônica em Memórias do Subsolo, de Fiódor Dostoiévskipt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho visa ao estudo do procedimento irônico como uma estratégia possível para evidenciar o plano polifônico. Observada pela teoria bakhtiniana, a construção dos romances e novelas de Fiódor Dostoiévski configura, na estrutura composicional da narrativa, a relação dialógica entre consciências equipolentes, evidenciando um plano de pontos de vista inter-relacionados. Isto posto, busca-se analisar como o artifício irônico, procedimento estético e crítico, atuante na representação do objeto e na reflexão sobre o modo de representá-lo, torna-se um mecanismo para articular essas múltiplas vozes na narrativa de Memórias do Subsolo (2000).pt_BR
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